Com um nome sofisticado, o estrogonofe há tempos já caiu no gosto do brasileiro. Essa famosa receita é aquela que invade a nossa memória afetiva e nos traz recordações dos almoços em família. Como não existe nada melhor que um bom tempero caseiro, confira abaixo formas fáceis e simples de fazer um bom estrogonofe em casa.

Continua depois da publicidade

A Origem

Você sabia que o estrogonofe tem origem Russa? Sim! Tudo começou no Império Russo Czarista do século XIX, e o criador tem um nome bem sugestivo, Pavel Stragonov, um importante figurão da política do reinado de Alexandre I. Porém, a adição de champignons, mostarda e páprica é creditada ao cozinheiro francês Thierry Costet.

O Estrogonofe no Brasil

Para o brasileiro, o estrogonofe ficou marcado por ser o famoso prato dos almoços de domingo, além de ser uma das receitas mais democráticos da culinária brasileira. É barato, rápido de preparar, rico em proteínas e agrada a maioria dos paladares. Servido com arroz e uma salada, a refeição já está completa. Tem também quem não dispensa a batata palha.

Estima-se que a receita chegou ao Brasil em meados da década de 60, e para a sociedade da época, o estrogonofe era sinônimo de sofisticação, de ser “chique”. Com o passar dos anos, a receita foi um tanto abrasileirada. Recebendo os condimentos da nossa cozinha, a pompa do prato deu lugar a popularidade, hoje ele está na mesa de praticamente todas as classes econômicas brasileiras.

Pensando nisso, buscamos novas ideias para você diversificar a receita e não ficar na mesmice. Confira:

Continua depois da publicidade

Estrogonofe de forno

Ingredientes:

–> 2 peitos de frango cortados em cubos

–> 1 copo de requeijão

–> 1 tomate picado

–> 1 cebola picada

–> 1/2 pimentão picado

–> 1 caixa de creme de leite

–> 1 pacote de batata palha

–> 1 pacote de queijo ralado

–> 2 dentes de alho amassado

–> Salsa, cebolinha, pimenta-do-reino e sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela pré-aquecida coloque o azeite e o alho amassado, deixe dar uma dourada, logo em seguida jogue o peito de frango, cortado em cubos. Deixe o frango dourar. Acrescente o tomate, a cebola e o pimentão. Depois de ferver, adicione o creme de leite e o requeijão. Em um refratário: coloque o estrogonofe, a batata palha e salpique queijo ralado. Leve ao forno para gratinar.

Estrogonofe com creme de leite fresco

Creme de leite deixa a receita saborosa e cremosa
Creme de leite deixa a receita saborosa e cremosa (Foto: Pexels)

Ingredientes:

–> 1 peito de frango em tiras

–> 2 cebolas picadas

–> 200 g de champignons em conserva fatiados

–> 3 colheres (sopa) de massa de tomate

–> 1 colher (sopa) de mostarda

–> 2 colheres (sopa) de ketchup

–> 250 g de creme de leite fresco

–> Sal e temperos a gosto

Modo de preparo:

Em uma frigideira, doure o peito de frango com azeite. Junte a cebola tempere com o sal e os temperos que desejar. Adicione os champignons, a massa de tomate, a mostarda e o ketchup, misture bem. Deixe por cerca de 5 minutos cozinhando. Adicione delicadamente o creme de leite fresco e retire do fogo antes de ferver.

Continua depois da publicidade

Macarronada de estrogonofe

Macarrão com estrogonofe: será que combina?
Macarrão com estrogonofe: será que combina? (Foto: Pexels)

Ingredientes:

–> 1 peito de frango em tiras

–> 2 cebolas picadas

–> 3 colheres (sopa) de massa de tomate

–> 1 colher (sopa) de mostarda

–> 2 colheres (sopa) de ketchup

–> 1 lata de creme de leite

–> Sal e temperos a gosto

Modo de preparo:

Em uma frigideira, doure o peito de frango com azeite. Junte a cebola tempere com o sal e os temperos que desejar. Adicione a massa de tomate, a mostarda e o ketchup, misture bem. Deixe por cerca de 5 minutos cozinhando. Adicione delicadamente o creme de leite e retire do fogo antes de ferver. A ideia aqui é servir com macarrão, fugindo da tradicional combinação estrogonofe + arroz.

Torta salgada de estrogonofe

Ingredientes:

–> 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

–> 1 xícara (chá) de óleo

–> 3 ovos

–> 2 xícaras (chá) de leite

–> 3 colheres (sopa) de queijo ralado

–> 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

–> 1 colher rasa (chá) de sal

–> Orégano a gosto

Modo de preparo:

No liquidificador, junte todos os ingredientes com exceção do fermento. Bata até incorporar. Acrescente o fermento e bata rapidamente. Em seguida despeje metade da massa em uma assadeira untada. Coloque o estrogonofe. Despeje a outra metade da massa por cima do recheio. Salpique o orégano. Leve para assar em forno preaquecido, por aproximadamente 30 minutos.

Continua depois da publicidade

Conteúdo patrocinado pelo Icasa e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content