O estresse no trabalho é um fator tão prejudicial à saúde que já tem especialista dizendo que o ideal seria termos um final de semana de quatro dias para conseguirmos descansar o suficiente. Mas, agora, uma nova pesquisa mostrou que, entre os malefícios, também está o aumento do risco de diabetes em 45%.

Continua depois da publicidade

Saiba quando o trabalho pode prejudicar sua saúde

Continua depois da publicidade

O estudo analisou 5,3 mil trabalhadores com idade entre 29 e 66 anos. No início do projeto, ninguém apresentava diabetes. Treze anos depois, porém, quase 300 pessoas foram diagnosticados com a doença. O aumento do risco relacionado ao estresse no trabalho foi identificado independentemente dos fatores clássicos, como obesidade, idade ou sexo.

Leia mais:

>> Ouvir 50 Cent no trabalho pode melhorar sua produtividade, diz estudo

>> Por motivos diferentes, worklovers e workaholics pecam pelo excesso

– De acordo com nossos dados, cerca de um em cada cinco pessoas no mercado de trabalho é afetada por altos níveis de estresse mental no trabalho – explica o professor Ladwig, que liderou o estudo.

Nível de ocupação afeta bem-estar

O Estudo Bem-Estar, uma iniciativa da Unimed Porto Alegre, analisou a relação dos moradores de Porto Alegre com o seu trabalho. Segundo a pesquisa, os maiores níveis de bem-estar são encontrados entre as pessoas de nível de ocupação superior e entre os aposentados. Já os desempregados apresentam níveis de bem-estar bastante inferiores em relação ás pessoas ocupadas, em qualquer nível.

Continua depois da publicidade