Depois de dois dias de muitos tubos na Cacimba do Padre, as principais estrelas do Hang Loose Pro Contest 2004 finalmente irão estrear nesta quinta, dia 5, em Fernando de Noronha (PE).

Continua depois da publicidade

O defensor do título e atual campeão mundial do World Qualifying Series (WQS), o catarinense Neco Padaratz, vai abrir as disputas pelas vagas às oitavas-de-final da competição contra o também cabeça-de-chave Danylo Grillo (SP), além de Joca Júnior (RN) e André Gioranelli (RJ).

Os dois últimos se classificaram na última rodada das triagens, que foi iniciada em ondas bem melhores do que no primeiro dia, com séries mais constantes variando entre 2 e 2,5 metros de altura na Cacimba do Padre.

Nesta quarta, os tubos continuaram recebendo as maiores notas e, na segunda fase, os grandes destaques foram os catarinenses Fernando Moura e Marco Polo. Já nas primeiras baterias da batalha final das triagens, o pernambucano Sávio Carneiro e o havaiano Dustin Barca registraram as maiores pontuações da 19ª edição do campeonato de surfe mais tradicional do Brasil.

Válida como segunda etapa do WQS 2004, está em jogo em Fernando de Noronha um total de US$ 75 mil dólares em prêmios e 1.500 pontos no ranking que classifica 15 surfistas para o ASP World Championship Tour (WCT), a divisão principal do Circuito Mundial de Surfe Profissional.

Continua depois da publicidade

O catarinense Teco Padaratz liderou boa parte da bateria e ficou feliz por avançar para o evento principal.

– Consegui chegar na fase que era para eu começar o campeonato né? – falou Teco, que não fez a inscrição com 30 dias de antecedência para garantir sua condição de cabeça-de-chave em Fernando de Noronha e teve que entrar na primeira fase das triagens.

Entre as baterias já disputadas, destaque para a 13ª da segunda fase das triagens, quando os catarinenses Fernando Moura e Marco Polo alcançaram o topo da lista de recordes do campeonato, totalizando respectivamente 14,60 e 14,57 pontos de 20 possíveis.

– Enfrentamos o melhor surfista aqui da Ilha (Nego Noronha) e a bateria foi alucinante, porque o mar na hora estava excelente e foi só um tubo atrás do outro. Fiquei muito feliz e quero ver se arrebento também na próxima bateria para quem sabe chegar numa final aqui – disse Marco Polo.

Continua depois da publicidade