O trio de arbitragem brasileiro estreia na Copa em Porto Alegre. Eles apitarão o jogo entre França e Honduras, pelo Grupo E do Mundial, às 16h, neste domingo, no estádio Beira-Rio. Sandro Meira Ricci será o juiz principal, auxiliado por Emerson de Carvalho e Marcelo van Gasse. O quarto árbitro será Peter O’Leary, da Nova Zelândia.

Continua depois da publicidade

Ricci tem 39 anos e figura no quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde 2006 e no da Fifa desde 2011. Tem experiência nacional e internacional.

Leia todas as notícias sobre Copa 2014

Confira a tabela completa da Copa do Mundo

No Brasil, ganhou o prêmio de melhor árbitro do Campeonato Brasileiro de 2010. Em 2011, na mesma competição, foi eleito o segundo melhor em sua função. Internacionalmente, apitou partidas da Copa Sulamericana, Copa Libertadores, Sulamericano Sub-20 e eliminatórias para a Copa de 2014, além da final do Mundial de Clubes de 2013, entre Bayern de Munique e Raja Casablanca.

Continua depois da publicidade

Fora os bons momentos, o Sandro Meira Ricci também se envolveu em polêmicas: processou o atacante Neymar, do Barcelona, que fez insinuações de que o árbitro teria prejudicado sua equipe, o Santos, na época (craque teve que pagar R$ 15 mil). Também marcou um pênalti muito polêmico em Ronaldo, em 2010, contra o Cruzeiro, no Pacaembu. O lance gerou enorme reclamação do time mineiro e ganhou grande repercussão.

* LANCEPRESS!