Garotas de programa trabalhando por um reposicionamento de marca ou vivendo dramas cotidianos. Talk shows picantes. Programas de auditório que flertam com a sacanagem. E tudo no horário nobre da TV brasileira.

Continua depois da publicidade

De maneira discreta, mas insinuante, uma série de programas que falam de sexo estreou nos últimos meses nas TV aberta e paga – e outros estão por vir. A variedade de formatos é grande, desde talk show com a transformista Rogéria, no Canal Brasil, à nova temporada do game Amor & Sexo, com Fernanda Lima, na RBS TV.

Com estreia no domingo, na HBO, o seriado O Negócio entra nessa lista, abordando o universo da prostituição de luxo pelo viés do marketing. Para Luca Paiva Mello, criador da atração, a mais antiga das profissões ainda dá um caldo:

– É uma série sobre negócios e sobre sexo, duas forças motrizes muito fortes no mundo e que nunca haviam sido misturadas dessa maneira. Por isso, decidimos contar a história a partir do ponto de vista de jovens profissionais que decidem mudar o panorama do que fazem, no caso, prostituição.

Sexo na faixa nobre: confira o que está no ar ou tem estreia para breve

Continua depois da publicidade

Para exibir O Negócio no horário nobre da TV paga, a produção optou por conduzir a trama de modo que não ficasse refém das cenas picantes. Elas existem, claro, mas não com a mesma frequência ou intensidade dos programas veiculados em canais pornográficos (como Venus ou Playboy TV) ou na faixa erótica da própria HBO.

– O sexo na série tem uma função dramatúrgica, está subordinado à narrativa. A história não para para um casal transar – reitera Michel Tikhomiroff, diretor do seriado.

Contextualizar e balancear a voltagem erótica para transformar o sexo em um produto do horário nobre é algo que o Multishow vem experimentando há algum tempo. Com a madrugada reservada às produções pornô soft, o canal investe em dramaturgia picante, como a recente Uma Rua sem Vergonha, sucessora de Oscar Freire 279 – ambas focadas no universo da prostituição.

Uma Rua sem Vergonha, que está com episódios inéditos no ar agora, coloca o Multishow como quarto canal mais assistido da televisão paga durante a exibição de seus episódios – diz Christian Machado, gerente de produção artística do canal.

Continua depois da publicidade

O investimento no sexo implícito tem dado tanto retorno que o Multishow já planeja uma nova produção – agora adaptando o livro A Segunda Vez, de Marcelo Rubens Paiva.

– Ainda estamos escolhendo elenco e definindo locações, mas será uma parceria com a (produtora) Conspiração, que assina também Uma Rua sem Vergonha – adianta Machado.

O segredo é o marketing

> Em O Negócio, Karin (Rafaela Mandelli), Luna (Juliana Schalch) e Magali (Michelle Batista) são garotas de programa que querem mudar o rumo de sua vida profissional. Decididas a reposicionar suas marcas, começam a criar estratégias para valorizar seu produto e, assim, não só atrair mais clientes, como também fidelizá-los.

O caminho encontrado por elas é respaldado pelas teorias de gurus da literatura marqueteira, como Philip Kotler e Theodore Levitt, oferecendo ao espectador uma nova visão da mais antiga das profissões. Dirigido por Michel Tikhomiroff, O Negócio terá 13 episódios, que vão ao ar aos domingos, às 21h, com reprises ao longo da semana.

Continua depois da publicidade