A terceira edição do Fórum Internacional de Inovação Social ocorre nesta terça (23) e quarta-feira (24) na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). A Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto), liderada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), será uma das iniciativas expostas no evento.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A coordenadora de Economia Verde do MDIC, Giselle Sakamoto Souza Vianna, apresenta a Estratégia Nacional voltada a fomentar relações econômicas e produtivas mais inclusivas e regenerativas com impactos sociais e ambientais positivos. A apresentação está marcada para às 11h30 desta quarta-feira.

Professores de Santa Catarina entram em greve nesta terça-feira

A nova edição da Enimpacto foi instituída em agosto do ano passado, com o decreto nº 11.646. O documento atualizou a Estratégia, criada em 2017 com o objetivo de articular órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil para a promoção de um ambiente favorável à economia de impacto.

Continua depois da publicidade

Para isso, foi formado um comitê paritário com 50 representantes que se reúne periodicamente para planejar as atividades. A atuação se divide em cinco eixos estratégicos: ampliação da oferta de capital, aumento do número de negócios de impacto, fortalecimento das organizações intermediárias, promoção de um macroambiente institucional e normativo favorável à economia de impacto; e articulação interfederativa com estados e municípios.

Com ajuda de retroescavadeira, município de SC prepara caldo gigante de tilápia

Planejamento

As metas e ações da Enimpacto para a próxima década estão previstas no Plano Decenal 2023/2032. O documento foi elaborado pelo Departamento de Novas Economias do MDIC e líderes do comitê, com contribuições obtidas durante uma consulta pública realizada entre novembro e dezembro do ano passado.

Uma das principais metas é a implementação do Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto), que visa fortalecer o ecossistema em todo o país. A articulação interfederativa com estados e municípios busca alinhar às estratégias regionais à Nacional, apoiando a construção de políticas públicas e normativos legais. Atualmente, 10 estados possuem legislação específica para a área.

Mais informações e documentos da Enimpacto estão disponíveis na no site do Governo Federal.

Leia mais

Confira data e horário dos jogos de Brusque e Criciúma na Copa do Brasil 2024

SC está na lista dos destinos mais procurados entre brasileiros para férias de inverno