A conquista de uma vitória nas 500 milhas da Granja Viana não depende apenas de um acerto do kart ou da habilidade do pilotos de uma equipe. Na mais tradicional prova de kart do Brasil, que acontece neste sábado, no kartódromo do Beto Carrero World, em Penha, o que vale é a estratégia.

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A maior prova desta tese, compartilhada pelos próprios pilotos, foi a vitória da equipe Fittipaldi no ano passado. Liderada pelos ex-piloto de Fórmula-1 e Fórmula Indy, Christian Fittipaldi, a equipe preferiu diminuir o ritmo durante a prova com objetivo de economizar combustível e evitar uma parada nos boxes. A tática deu certo e mesmo com Rubens Barrichello andando mais rápido, Vitor Meira conseguiu cruzar a linha de chegada com três segundos de vantagem.

– Isso pode e deve fazer a diferença, por isso é importantes fazermos algumas simulações para ver como o kart irá se comportar – salienta Christian, que busca seu quinto título nas 500 milhas.

Mas a grande verdade é que as 500 milhas da Granja Viana é uma prova de kart diferente. Começou como uma brincadeira, uma confraternização entre pilotos que disputam categorias diferentes e não têm chance de se enfrentar durante o ano. Mas agora, após a 15 edição, é impossível encontrar alguém que não quer ganhar.

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– Quem participa quer ganhar ou pelo menos andar na frente de um Rubinho – conta Pedro Bianchini, 21 anos, campeão pan-americano e tricampeão brasileiro de kart.

As condições técnicas também são muito diferentes. A começar pela duração. Ao invés de 25 voltas com o “pé embaixo”, os pilotos tem 700 voltas ou 12 horas para testarem a durabilidade do equipamento. Os motores Honda quatro tempos têm menor potência e os karts pesam mais. Por isso, em provas normais, os karts chegam fácil aos 120 km/h. Nas 500 milhas, um kart atinge os 100 km/h se estiver no vácuo de outros dois karts.

De acordo com Felipe Giaffone, piloto de Fórmula Truck e organizador do evento, a prova tem apenas uma diferença em relação ao ano passado, quando foi disputada pela primeira vez em Santa Catarina.

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– Neste ano liberamos os modelos de chassis. No ano passado era o mesmo para todos – explica.

A mudança já atraiu fabricantes de chassis da Itália e dos Estados Unidos e novos pilotos como o italiano Davide Valsecchi, da GP2, que tentará superar nomes conhecidos como Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Enrique Bernoldi e Ricardo Zonta.

Saiba mais

As 500 milhas da Granja Vianna está na sua 13ª edição e pela segunda vez será disputada no kartódromo do Beto Carrero World, em Penha (SC). A prova foi organizada pela primeira vez em 1997, no kartódromo da Granja Viana, em Cotia, interior de São Paulo. Os karts usavam carenagens em fibra de vidro desenvolvidas pela família Giaffone. Em 2011, a equipe Fittipaldi venceu com os pilotos Christian Fittipaldi, Vitor Meira, Cesar Ramos, Roger Rieger, John Louis, Gabriel Dias e George Ramos, que se revezaram ao longo de 11h39min29seg no kart número 2.

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Programação

Quinta: Sorteio e entrega de motores (7hàs 9h) e treinos (8h30min às 19h55min)

Sexta: Tomadas de tempo (9h às 14h20min) e Top Qualify (15h40min)

Sábado: Largada (11h)

Regulamento

Duração: 700 voltas ou tempo máximo de 12 horas.

Equipes: são compostas por, no mínimo, dois pilotos, e no máximo, 10, independente da graduação.

Paradas nos boxes: é obrigatória uma parada de 15 minutos até a nona hora de prova e outras sete com três minutos de duração. Em cada parada, é preciso haver a troca de pilotos.

Grid de largada: A definição acontece na sexta-feira. Os 50 karts são divididos em dois grupos, que terão 10 minutos para tomada de tempo. Apenas um piloto por equipe pode realizar a tomada de tempo. Os cinco melhores de cada grupo e todos os pilotos convidados realizam uma prova de 20 minutos, a Top Qualify. O resultado desta prova define o grid, que será completado com os karts que não participaram da Top Qualify.

Largada: será no estilo Le Mans (karts ao lado da pista), às 11h de sábado. Somente é permitido um mecânico atrás do kart, que deverá mantê-lo funcionando até a chegada do piloto.

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Peso: o conjunto kart e piloto tem que ter um peso mínimo de 205 quilos. Para garantir o peso mínimo, a equipe poderá utilizar lastros (pesos de chumbo) que são afixados nos karts.

Motor: A organização sorteia dois motores quatro tempos de 13hp Honda para cada kart. A equipe decide qual irá usar na prova, de acordo com os treinos na véspera.

Pneus: Dois jogos de pneus e dois pneus dianteiros por equipe compõem o kit prova. Um dos jogos de pneus é usado apenas para a tomada de tempo. Não é permitido utilizar qualquer método para aquecimento ou resfriamento artificial. Também não é permitida a utilização de máquinas pneumáticas ou elétrica para troca.

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Rádio comunicador: é proibida a utilização do equipamento entre piloto e box