Um dos empresários e empreendedores mais famosos e bem-sucedidos de todos os tempos, sem dúvida, é Walt Disney. “O sonho se torna realidade, basta você acreditar” é a frase de impacto muito repetida ao longo do tempo, e, mesmo após seu falecimento, a empresa por ele fundada ainda a usa como impulsionadora dos empreendimentos da Disney. Hoje, a empresa é corporação multinacional que emprega várias pessoas em seus diversos segmentos de negócio, sempre voltado para o entretenimento. É uma empresa que sempre busca inovar e surpreender o cliente, e esse encantamento está presente desde seu início. Ele só chegou ao sucesso empresarial porque transformou o seu sonho em objetivos claros e mensuráveis que foram compartilhados com todos na empresa. Hoje, a Disney não tem engenheiros, mas “imagineiros”, que têm a missão de criar experiências únicas e marcantes na vida das pessoas. Dessa forma, temos um ponto importante que devo alertar: a falta de metas claramente definidas é uma grande barreira que os empresários têm para promover a inovação dentro das suas empresas.

Continua depois da publicidade

No começo de minha carreira como engenheiro de produtos, fui meio avesso ao conceito de que uma empresa deve ter missão, visão e valores. A discussão acadêmica e os exemplos da aplicação desse conceito dentro das empresas, que eu conhecia ou trabalhava, me fazia achar que isso não trazia benefício para as empresas. Na prática, geralmente são palavras bonitas coladas num quadro na parede, as quais ninguém conhece ou pratica. Através do tempo, comecei a ver bons exemplos e aprendi que missão, visão e valores são muito importantes e devem ser muito bem aplicados. A importância está relacionada com a comunicação de qual é o “jeitão” da empresa e para onde ela quer ir. Nestes bons exemplos que vi, percebi que a grande parte dos colaboradores estava em harmonia e buscando os objetivos comuns de todos, que é, efetivamente, o da empresa. E é nessa última questão que se enquadra a inovação e então que o planejamento estratégico dlea começa a ser detalhado, visando a atender à missão e à visão da empresa, usando os valores para alavancar as ações do plano.

Confira as últimas notícias de Joinville e região.

A inovação nas empresas é o mecanismo gerador de diferenciação no mercado. Para que sua empresa seja mais competitiva na crise atual e atinja um patamar de segurança financeira, ela tem que reinventar seus processos, produtos e serviços diariamente. Pode ser com melhoria incremental ou mudando o mercado com a inovação radical. Porém, não esqueça: é muito importante ter uma boa estratégia para a inovação, e ela deve estar ligada ao planejamento estratégico, pois, como disse o gato a Alice, “para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”.

Continua depois da publicidade