As obras de asfaltamento da Estrada Timbé começaram na última segunda-feira (13) com os trabalhos de marcação e preparação da via para as escavações, que começaram nesta quinta-feira (16) na zona Norte de Joinville. A pavimentação vai contemplar um trecho de 2.753 metros, que vai da esquina com a rua Tuiuti até a Estrada Saí.
Continua depois da publicidade
A Estrada Timbé faz a ligação entre o Distrito de Pirabeiraba com o bairro Jardim Paraíso. A obra tem o investimento de R$ 3.337.403,89, por meio de um empréstimo do Banco do Brasil, com conclusão prevista para janeiro de 2021. Nesta semana, os trabalhos acontecem nas proximidades da Escola Municipal Coronel Alire Carneiro, próximo da Estrada Saí.
Durante as obras, a via funciona em meia-pista. No entanto, para os moradores da região o transtorno não deve ser um problema, já que a cobrança pelo asfaltamento da estrada é antiga. Segundo Jean Carlos de Oliveira Tomasi, presidente da Associação de Moradores e Amigos da Estrada Timbé, os moradores reivindicam a melhoria há mais de 40 anos.
— Em todo esse tempo houve muita promessa e nada foi resolvido, mas agora estamos vendo aquela luz que antes estava lá no fim do túnel — comemora.
Problemas para os moradores
O problema para os moradores é com a poeira em dias de sol e a lama quando tem chuva. Além disso, Jean Carlos conta que mesmo sendo uma rua de chão o trânsito é intenso durante toda a semana, principalmente com caminhões e as pessoas que acessam a Zona Industrial.
Continua depois da publicidade
O presidente da associação lembra o quanto os moradores sofreram na época da duplicação da avenida Santos Dumont, em que a Estrada Timbé era usada como desvio. Segundo ele, o movimento aumentou bastante e os problemas se intensificaram. Para ele, o asfaltamento vai trazer benefícios para todos.
— A gente vê, por exemplo, as crianças sofrendo para ir ao colégio tanto na lama quanto na poeira. Elas passam tapando o nariz por causa do pó. E também tem muitos caminhões que passam por aqui e serão beneficiados — explica.
Cobranças para mais pavimentação
A pavimentação vai passar no trecho da rua Tuiuti até a Estrada Saí, mas a estrada tem pouco mais de quatro quilômetros que ainda ficarão sem asfalto em direção a Estrada do Oeste e a BR-101. Segundo Jean Carlos, a associação vai continuar cobrando a continuidade da obra.
— Por enquanto, a parte mais populosa já está sendo beneficiada, mas vamos continuar cobrando, principalmente para a pavimentação da Estrada Saí, que liga com a Estrada da Ilha. Se os moradores do Jardim Paraíso que vão para a Zona Industrial e o Bom Retiro tivesse essa estrada asfaltada facilitaria bastante.
Continua depois da publicidade