A estrada que dá acesso ao Morro da Igreja, em Urubici, foi interditada na madrugada do último sábado após uma vistoria realizada pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, braço do Ministério da Defesa, encontrar um “perceptível aumento do estado de fissuração” da estrada. Segundo o comunicado, o local está com a passagem interditada entre os km 2,3 e 3 por tempo indeterminado.
Continua depois da publicidade
O acesso é de controle do Ministério da Defesa, já que a área faz parte de uma base da aeronáutica. Apenas 50 moradores estão com a passagem liberada porque moram na região. O turista que chega no local está impedido de acessar os restaurantes e pousadas às margens da estrada.
O Morro da Igreja é um dos principais pontos turísticos da Serra catarinense. Do local é possível ver a Pedra Furada e parte do Parque Nacional de São Joaquim. Desde novembro de 2014, a entrada de veículos é restrita a 200 por dia, mediante a entrega de uma autorização expedida gratuitamente pelo Instituto Chico Mendes (Icmbio), que administra o parque.
Segundo o Icmbio, na última temporada de verão (de dezembro a março), 25.777 pessoas fizeram o caminho de 17km até o topo do Morro da Igreja. Apenas em dezembro, 6.852 visitantes retiraram a autorização.
Continua depois da publicidade