Para se chegar ao Centro de Educação Infantil Irmã Maria Christa Prüllage, na Rua Fritz Bruch, é preciso subir um morro de chão batido que fica dentro do terreno da escola. Depois da manutenção no fim de setembro, não houve mais problemas. Mas pais de alunos, como Tito Koszenieski, estão preocupados caso haja chuva forte nas próximas semanas. É que, antes das máquinas da prefeitura, a lama e várias ondulações se formaram ao longo do caminho, tornando quase impossível a subida de veículos.
Continua depois da publicidade
– Um carro derrapou e quase emparedou duas mulheres que estavam indo buscar os filhos. Teve também um caminhão de gás que não conseguiu subir por causa do lodo – relembra Tito.
A diretora Simone de Sousa Santos diz que representantes da escola se reuniram com a Secretaria de Educação há duas semanas. Segundo ela, ficou decidido que será construída uma calçada para os pedestres, mas por enquanto nada de asfalto para a estrada de barro. O pacote de medidas, afirma a diretora, ainda inclui a ida de funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos, uma vez por semana, para ver se há necessidade de manutenção.
– Os materiais já chegaram. Acho que essa semana começa a construção da calçada – ressalta a diretora.
>>> E agora?
Continua depois da publicidade
A secretária de Educação, Helenice Glorinha Machado Luchetta, confirmou que será feita uma calçada para facilitar o tráfego das pessoas que sobem o morro a pé, mas disse que não tinha a data do início da obra. Afirmou ainda que procurou a Secretaria de Serviços Urbanos para que um fiscal vistorie a estrada uma vez por semana. Como não há previsão de calçamento, o que será feito por enquanto é a manutenção com patrolas e a colocação de macadame, quando necessário.