Mais de um ano depois da enxurrada de 2011 que atingiu a Estrada da Rainha, em Balneário Camboriú, a via continua recebendo serviços de reparo. Desde o começo deste mês o local passa por obras para estabilizar e conter o morro, que ainda corre risco de desabar.
Continua depois da publicidade
Os trabalhos têm duração prevista de 90 a 120 dias, e são executados pela prefeitura em parceria com donos de terrenos que fazem limite com a Estrada.
– Há interesse e auxílio dos moradores nessa obra porque as casas e prédios próximos também ficam sujeitos a danos em caso de deslizamento de terra – explica o secretário de Planejamento Urbano de Balneário Camboriú, Auri Pavoni.
A parte mais baixa do morro terá parte do material retirado, e na parte de cima será utilizado o método da terra armada. A estrutura consiste em uma placa de concreto com tira metálica, onde um solo apropriado será compactado. O grande muro de contenção, semelhante aos existentes nas margens das rodovias, foi uma das medidas que estudos técnicos recomendaram em setembro do ano passado.
Segundo Pavoni, a obra está sendo feita em uma área já reservada para a futura ampliação da Estrada da Rainha – e não em seu traçado atual – a fim de evitar maiores transtornos ao tráfego de veículos no começo desta temporada de verão.
Continua depois da publicidade