O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, disse nesta quinta-feira estar cansado depois da sessão de quarta-feira que, após sete horas de julgamento, determinou a execução imediata das penas da maioria dos condenados no processo.
Continua depois da publicidade
– Estou um caco, um caco – disse Barbosa, ao chegar para abertura de seminário promovido em Brasília pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Saiba mais:
> STF determina prisão imediata dos condenados
> Acesse o infográfico sobre o caso do mensalão
Continua depois da publicidade
> Acesse a capa de notícias sobre o julgamento
A assessoria do presidente do STF informou que Barbosa já determinara um levantamento sobre quais dos réus condenados poderão iniciar imediatamente o cumprimento das penas. A expectativa é de que ele possa apresentar detalhes na sessão prevista para começar às 14h.
Fontes ouvidas pelo Broadcast Político , serviço de informação em tempo real da Agência Estado, indicam que a tendência é da prisão dos condenados ficar para a próxima semana. Os trâmites burocráticos precisariam ser cumpridos nesta quinta-feira, até as 18h, para os mandados serem expedidos. Internamente acredita-se que esse prazo não será cumprido e, com o feriado desta sexta-feira, 15, a expedição deve ocorrer apenas na segunda-feira.
Veja a linha do tempo do julgamento do mensalão: