Grávida de nove meses, a chef de cozinha brasileira Jéssica Costa que mora há quatro anos na Islândia acompanha apreensiva a erupção de um vulcão na península de Reykjanes, próxima à cidade de Grindavik nesta segunda-feira (18). Jéssica e sua família foram obrigados a deixar a cidade em novembro deste ano por precaução, após a cidade ser abalada por milhares de terremotos. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Jéssica relatou por meio de seus stories no Instagram que estava nervosa com a situação. Aos sete meses de gravidez, ela e todos os outros habitantes da cidade foram obrigados a sair do local quando a região chegou a ter mais de mil terremotos por dia.

— Estou em choque. A gente não sabe onde que é exatamente. Só sabe que é gigante — disse a brasileira no Instagram.

FOTOS: Supervulcão capaz de mudar o clima do planeta preocupa especialistas

Continua depois da publicidade

Apesar do nervosismo, ela tem expectativa de que a lava não seja forte o suficiente para atingir sua casa, na área interditada. As autoridades locais também afirmaram que a previsão é de que as casas da cidade de Grindavik sejam preservadas. Enquanto isso, Jéssica aguarda o nascimento de seu bebê abrigada na capital da Islândia, Reykjavik.

Veja fotos do vulcão

A erupção

O serviço meteorológico informou que o fenômeno foi precedido de um terremoto. As autoridades disseram que uma fissura de 4 quilômetros de extensão foi aberta, expelindo de 100 a 200 metros cúbicos de lava por segundo. As autoridades do país informaram que a erupção aconteceu às 22h17. Por volta das 3h desta terça-feira (19), as autoridades informaram que a atividade do vulcão estava diminuindo.

— O fato de a atividade estar diminuindo não é uma indicação de quanto tempo a erupção irá durar, mas sim que a erupção está atingindo um estado de equilíbrio. — Diz o serviço meteorológico islandês.

Continua depois da publicidade

A polícia e a defesa civil orientaram as pessoas para que não se aproximassem da área. Até o momento, não há registros de estragos ou feridos. 

Veja o vídeo da erupção

(Vídeo: Reprodução, Guarda Costeira da Islândia)

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Os 7 maiores abalos sísmicos e terremotos que já atingiram Santa Catarina

VÍDEO: Chuva de meteoros ilumina o céu de Santa Catarina