Entre o final de fevereiro e início de março, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) teve uma redução de 50% nos estoques de sangue. Com isso, os hemocentros de todas as regiões do Estado pedem para que a população continue fazendo doações. 

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Conforme o coordenador de captação de doadores do Hemosc em Florianópolis, Silvio Battistella, no começo de março, com a queda de doações, o estoque do sangue A+ chegou a ficar em estado de alerta. 

— No dia 1º de março, a gente chegou a ter um registro histórico do menor número de doações na Capital. Isso gerou um alerta, já que os estoques estavam ficando cada vez mais baixos — relata. 

Segundo o coordenador, a média de doações diárias no Estado é de 450 e, neste dia, foram apenas 260. Silvio explica que os números começaram a aumentar a partir do dia 4 de março, mas os bancos de sangue A+ e O- ainda estão reduzidos.  

Continua depois da publicidade

Mesmo com os decretos estaduais de combate à pandemia, que diminuíram a circulação de pessoas, o coordenador ressalta que a demanda por sangue continuou a mesma. Por isso, ressalta a importância das doações continuarem constantes.

> Hospitais de Blumenau alertam equipes sobre falta de sangue para transfusões

Regras para doação de sangue

Além dos pré-requisitos básicos (ter entre 18 e 69 anos, boas condições de saúde e pesar acima de 50 quilos), por conta da pandemia há outras regras para quem quer doar sangue:

– Pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos confirmados de infecções pela Covid-19: inaptas para a doação por 14 dias após o retorno destes países;

– Pessoas que foram infectadas pela Covid-19 após diagnóstico clínico e/ou laboratorial: inaptas pelo um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticas e sem sequelas que contraindiquem a doação);

Continua depois da publicidade

– Aqueles que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pela Covid19: inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;

– Pessoas que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pela Covid-19: inaptas pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias) se estiverem assintomáticos.

Quem tiver interesse em ser doador e cumprir os requisitos pode agendar um horário pelo site do Hemosc.

Leia também:

Transferências de pacientes com Covid de SC para o Espírito Santo correm risco de suspensão

Continua depois da publicidade

Hospitais cobram medidas mais eficazes contra pandemia em SC

Corpo de catarinense que morreu com Covid-19 no Espírito Santo será levado a Chapecó