O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está com estoque baixo de dois tipos de sangue: O- e B-. De acordo com o órgão a situação preocupa, mas o órgão acredita que poderá ser revertida rapidamente. O Hemosc já está realizando atividades para reverter a situação, fazendo contato com doadores já cadastrados com estes tipos sanguíneos para comparecer ao local.
Continua depois da publicidade
De acordo com Silvio Battistella, gerente de captação de doadores do Hemosc, não se sabe exatamente o que causou a queda nos estoques, porém ele destaca que há características diferentes entre as duas situações.
— Enquanto com o O- nós estamos com um problema recorrente de estoque ficando um pouco abaixo do ideal em praticamente todo o mês de agosto, o B- teve uma queda repentina na última quinta-feira — diz Battistella
O Hemosc afirma que os outros tipos sanguíneos estão dentro da normalidade e que apesar do problema pontual, o gerente destaca que o período de inverno tem sido positivo para os estoques.
— Esse ano não sentiu muito a questão do frio, tivemos uma frequência constante de doadores e dentro dos níveis esperados. Só em Florianópolis são recebidas normalmente 150 doações por dia. — afirma Silvio
Continua depois da publicidade
Quem pode doar:
É importante lembrar que para doar sangue a pessoa não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Além disso, é imprescindível apresentar um documento de documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
Pessoas entre com idades entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias e em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo. O doador deve pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas).
Restrições
Não deve doar sangue quem tem ou teve as seguintes doenças: hepatite após os 11 anos de idade, lepra (Hanseníase), hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto, doença auto-imune, doença de chagas, AIDS, diabetes, câncer e problemas cardíacos (necessita avaliação e declaração do seu cardiologista).