Da paixão pelas cores à arte no maior ovo de Páscoa do Brasil. Joana Wachholz, 45 anos, responsável por criar o desenho estampado no enorme ovo de Pomerode neste ano, é uma artista “rara”. Isso porque, a especialidade dela é a pintura em porcelana, algo difícil de se encontrar na região. E esse talento foi o diferencial na hora de pensar a decoração de uma das principais atrações da Páscoa na cidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp
O caminho para chegar no trabalho mais desafiador da carreira, como descreve a pomerodense, começou a ser trilhado cedo. Joana ainda era criança quando a mãe percebeu o interesse dela em materiais como lápis, giz e papéis coloridos. Não demorou muito para ser matriculada em um curso de técnicas da pintura em porcelana. Encantou-se.
Depois de 10 anos de aulas, exposições e peças por encomendas, tornou a prática um hobby. Ou terapia. Ou segundo trabalho, como preferir. Acontece que, enquanto a mulher aperfeiçoava a técnica e investia em matéria-prima, como tintas e um forno — a pintura na porcelana não seca sozinha, precisa ser queimada — os colegas de pintura foram abandonando o barco.
— Só tem eu na produção aqui na cidade, pelo que sei. Até acabei ficando com os materiais de professoras que tive. Nessa vida não vou dar conta de usar tudo que tenho em estoque — conta.
Continua depois da publicidade
Joana divide a vida ligada ao artesanato com outro papel importante: o da Educação. É diretora em uma escola municipal há 25 anos. Quando se aposentar, daqui a cerca de cinco anos, pretende unir as duas paixões e levar adiante tudo que aprendeu:
— Futuramente quero dar aulas. Não gostaria de deixar isso se perder, culturalmente tem um valor muito grande — avalia.
E foi pensando na cultura que surgiu o convite da Associação Visite Pomerode (Avip), que organiza o evento. Em outubro do ano passado, a diretora foi chamada para ser a autora da obra que ficaria estampada no ovo de 16 metros de altura. Joana aceitou e teve um enorme desafio. Em vez de pensar em algo que já estava acostumada, a ideia era se inspirar na Cassúbia (Kaschuben), região da Pomerânia que influenciou desenhos usados em cerâmicas e bordados trazidos pelos imigrantes que colonizaram a região.

Joana teve de fazer pesquisas para chegar nas flores que agora estão disponíveis para apreciação do público. Sem ter muita referência, por ser um estilo que acabou se perdendo com o tempo, passou noites em claro e jogou muitos rascunhos fora, mas chegou ao desenho das flores de Cassúbia, que estão divididas em três partes independentes.
Continua depois da publicidade
— É uma responsabilidade muito grande. Sou perfeccionista, a gente espera que o público goste, que se reconecte com o estilo.
A expectativa era tanta que durante o processo de montagem do ovo Joana passava quase que diariamente pela obra. Está satisfeita com o resultado, com o trabalho em equipe e feliz com o aprendizado, já que a técnica da Cassúbia pode ser reproduzida em bordados, madeiras e outros materiais. Para quem sempre viveu a Osterfest como moradora de Pomerode, se tornar uma das responsáveis pelo encanto que o evento causa virou motivo de orgulho.
Para Joana, a maior expectativa é que as pessoas se emocionem com o resultado. Dedicação para que isso acontecesse ela teve de sobra.
Sobre a Osterfest
A festa da Páscoa de Pomerode ocorre entre esta quinta-feira (16) e 9 de abril, sempre de quinta a domingo, das 10h às 20h. São esperados mais de 200 mil visitantes nesse período. O ingresso custa R$ 5. A Osterfest está no Guinness World Records com o recorde de maior Osterbaum (árvore de Páscoa) do mundo. Ela possui casquinhas naturais. Neste ano serão mais de 110 mil unidades.
Continua depois da publicidade
A Osterfest também deve recuperar um outro recorde perdido no ano passado: o de maior ovo decorado do mundo. Conquistado em 2019, o índice foi superado por uma cidade espanhola em 2022. A unidade deste ano cresceu ainda mais e supera os 16 metros de altura.
Entre as atividades oferecidas no Centro Cultural de Pomerode estão a pintura de casquinhas de ovos, a decoração de bolachas preparadas por doceiras locais e confecção de coelho de tecido. As oficinas acontecem por ordem de chegada e tem valores a partir de R$ 10. Outra novidade deste ano é o parque de diversões, com uma roda gigante de mais de 25 metros de altura e outras atrações.
Três espaços valorizam os produtores regionais. Na feira de doces, é possível encontrar diversas opções de bolachas, bolos e outras receitas tradicionais. Já na Ostermarkt, itens de moda e decoração permitem que os visitantes levem o clima de Páscoa para casa. Por fim, na praça de alimentação restaurantes locais oferecem lanches e pratos que estão entre os mais buscados da cidade.
Leia mais
Dicas para presentear e surpreender nesta Páscoa