O carioca way of life serviu de inspiração para a concepção deste novo hostel no Rio de Janeiro, onde havia uma clínica pediátrica. Executado em uma construção provavelmente dos anos 1960, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da capital fluminense, o mais recente projeto de reforma de interiores e de fachada traduz o estilo da população local para conquistar turistas de todas as partes do mundo. O resultado são ambientes com evidentes personalidade, senso de humor e referências múltiplas, como a própria cidade.
Continua depois da publicidade
Os arquitetos Pedro Kastrup, Marcos Bravo e Fernanda Carminate, do escritório carioca PKB Arquitetura + Vital, buscaram inspiração no legado do mais importante movimento da arquitetura e das artes no Brasil: o modernismo.A referência surge desde a paleta de cores utilizada até a releitura de elementos tradicionais, como a fachada de azulejos azuis e brancos coberta por módulos vazados e rebitados manualmente que remetem a cobogós.
– Sua fabricação se deu por meio da minuciosa união de 1,5 mil peças de lona de alta performance certificada ecologicamente formando redes que, tensionadas, protegem acústica e termicamente – explica Fernanda. Além das equipes de arquitetura e interiores, integra o projeto de reforma o time do cálculo estrutural, a cargo dos engenheiros da Abilitá.
Inspiração de duas vias
Em alusão ao sotaque dos estrangeiros que são esperados por lá, o albergue de 250 metros quadrados de área foi batizado de Rioow e mantém no interior a mesma autenticidade e inspiração da fachada. No térreo do prédio ficam a recepção e o restaurante. O segundo andar está dividido entre três quartos – para sete, oito e 12 pessoas – e o banheiro feminino.
Continua depois da publicidade
No terceiro pavimento foram instaladas duas suítes, dois dormitórios coletivos e o banheiro masculino, totalizando 46 leitos. Mas é no pavimento térreo que fica o ambiente que garante uma autêntica experiência carioca:
– Como a ideia é traduzir o estilo local, nada mais típico do que um bar com área externa. Por isso, projetamos no térreo um que abre não apenas para os hóspedes experimentarem esse estilo de vida ao lado dos próprios cariocas. O clima despretensioso tem a intenção de criar a atmosfera dos bares do Rio, que começam a encher no pós praia e seguem até o amanhecer do dia seguinte – conclui a arquiteta.