Os níveis das represas existentes nos sistemas isolados de tratamento de água ainda estão extremamente abaixo do ideal em Brusque. A informação é do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), que emitiu um comunicado pedindo à população que economize o máximo possível do recurso hídrico.

Continua depois da publicidade

Conforme o diretor-presidente da autarquia, Roberto Bolognini, nem mesmo as chuvas ocorridas nas últimas semanas foram capazes de reverter o cenário de estiagem na região, o que acaba por comprometer o tratamento e abastecimento, sobretudo nos bairros Dom Joaquim, Rio Branco e Cedrinho.

– Sabemos que é uma época em que a população gosta de efetuar as tradicionais limpezas, mas pedimos que utilizem a água da maneira mais responsável possível, principalmente diante deste cenário – completa Bolognini.

Para tentar amenizar os transtornos, o Samae Brusque, além de realizar manobras e desvios nas redes, continua contando com o serviço diário de caminhões pipa que abastecem com água tratada na Estação Central o reservatório do sistema isolado de Dom Joaquim. A médio e longo prazo, a autarquia trabalha no projeto da nova estação de tratamento no bairro Cristalina, estrutura que, quando ativa, dará uma sobrevida ao abastecimento de água em Brusque.

Continua depois da publicidade