A Prefeitura de Chapecó assinou um convênio com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e vai auxiliar na limpeza do reservatório da barragem Engenho Braun, no Lajeado São José, que abastece a cidade.

Continua depois da publicidade

A medida foi anunciada na manhã desta quarta-feira, pelo prefeito Luciano Buligon, em entrevista coletiva. O município vai ceder uma retroescavadeira e dois caminhões para a retirada de terra do reservatório. Eles vão se somar a outras três retroescavadeiras e quatro caminhões caçamba que já haviam sido contratados pela Casan para fazer um desassoreamento da barragem.

Além da retirada da terra, o que vai aumenta a capacidade de armazenar água quando chover, as máquinas também abriram um canal para que parte da água do reservatório, que está com 10% da capacidade, chegassem até as bombas flutuantes, que foram instalados no local.

É que a água já não estava mais chegando no tradicional local de captação.

Continua depois da publicidade

Desde domingo a Casan está realizando rodízio em Chapecó, pois o tratamento de água baixou de 530 litros por segundo para 490 a 500 litros por segundo. Como não estava chegando água suficiente nas partes mais altas, foi optado por fechar o abastecimento das partes mais baixas, inclusive o Centro, durante a noite e, durante o dia, é fechado o abastecimento das partes altas, que incluem os bairros São Cristóvão, Bela Vista, Engenho Braun, Boa Vista, Jardins, Bom Pastor, Paraíso, São Pedro, Líder, Vila Real, Esplanada, Monte Belo e Santa Maria. Em alguns períodos do dia acaba faltando água nesses bairros.

Chapecó está com rodízio de água pela estiagem
Lajeado São José nem chega próximo do vertedouro, na barragem Engenho Braun (Foto: Paulo Dall Bello/NSC TV)

A BRF também começou a puxar água do rio Uruguai para manter a indústria funcionando. São cerca de 60 caminhões que fazem esse transporte.

O gerente regional da Casan na Região Oeste, Daniel Scharf, disse que uma das duas bombas de água que foram adquiridas em São Paulo, já foi instalada na barragem Santa Terezinha, que fica no rio Tigre, em Guatambu. Quando as duas bombas estiverem funcionando a captação vai passar de 175 litros por segundo, o que representava 1/3 do consumo de Chapecó, para 400 litros por segundo, o que dá mais de 50% do volume tratado.

Continua depois da publicidade

Barragem Santa Terezinha, em Guatambu
Casan aumenta captação na barragem do rio Tigre, em Guatambu, que também está com o nível baixo (Foto: Casan)

Previsão de chuva para quinta-feira

Há previsão de chuva para quinta-feira em todo o estado de Santa Catarina, segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, o que não resolve mas deve amenizar a situação na região.

Além de Chapecó outros dois municípios estão em situação crítica, Jaborá e Águas Frias, com transporte de água de cidades vizinhas, com caminhões-pipa. Em Entre Rios o fornecimento é suspenso durante a noite. Em São Miguel do Oeste a Casan também vai realizar a limpeza do rio Cambuim, para aumentar a capacidade do reservatório. Ainda no Oeste há preocupação em Dionísio Cerqueira, Iporã do Oeste, Anchieta, Xaxim, Xanxerê, Seara, Saltinho e Bom Jesus do Oeste.

Em outras regiões a situação é crítica em São Joaquim. Mas a Casan pede economia também em outros municípios da Serra, do Norte-Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e alguns municípios do Sul, como Pescaria Brava.

Continua depois da publicidade