A estiagem dos últimos meses fez o rio Piraí cair para um nível abaixo do normal e o problema pode causar problemas no abastecimento de água de Joinville. O manancial é responsável por abastecer 30% da cidade e, para garantir essa normalidade, será necessário que a população faça uso consciente da água, evitando desperdícios.
Continua depois da publicidade
O Piraí abastece os bairros Anita Garibaldi, Atiradores, Aventureiro, Boehmerwald, Floresta, Guanabara, Glória, Itinga, Jardim Paraíso, Morro do Meio, Nova Brasília, Profipo, Santa Catarina, São Marcos e Vila Nova, além de região de Araquari. Por enquanto, a Estação de Tratamento de Água (ETA) opera no limite.
– No momento, não há previsão de racionamento ou rodízio no abastecimento, mas é um sinal de alerta – diz Jean Tragibo de Campos, gerente de água da Companhia.
A estação está em operação há 65 anos e apesar de atender as zonas Oeste e parte do Sul de Joinville, todos os moradores da cidade precisam economizar água. Isso porque os sistemas Piraí e Cubatão são interligados. Se um sistema está com produção abaixo do normal, o outro dá suporte para manter o abastecimento.
Continua depois da publicidade
> 82ª Festa das Flores é cancelada em Joinville por causa da pandemia