O Oeste de Santa Catarina tem sido castigado pela falta de chuva no início de 2022 e a estiagem causa reflexos diretos no abastecimento de água em Chapecó e em outras nove cidades da região. O principal manancial de abastecimento de Chapecó, o Lajeado São José, está praticamente sem água, mas, esse não é o único problema, pois municípios da região são considerados em situação de seca severa e a previsão do tempo também preocupa, pois não indica chuva suficiente para amenizar o tempo seco no local.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo a Casan, as cidades de Cunha Porã, Concórdia, Águas Frias, Nova Erechim, São Miguel do Oeste, Caxambú do Sul, Coronel Martins, Guaraciaba e União do Oeste, além de Chapecó, estão em situação considerada crítica e têm mudanças no abastecimento de água. Já os municípios de Seara, São Lourenço do Oeste e Dionísio Cerqueira também têm possibilidade de entrar no sistema de rodízio de abastecimento.
Em Chapecó, o fornecimento de água está sendo feito em dias alternados nos 26 bairros do município e, segundo a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), essa alternância deve acontecer até o dia 28 deste mês. Segundo informações dadas pela repórter Andrielli Zambonin, na edição do Bom Dia Santa Catarina desta quarta-feira (16), durante o mês de janeiro Chapecó passou mais de 20 dias sem registros de chuva e até a metade de fevereiro, não choveu o suficiente na cidade.
Entre às 7h desta terça-feira (15) até as 7h da manhã desta quarta-feira, o sistema foi direcionado para os bairros Alvorada, Cristo Rei, Dom Pascoal, Eldorado, Esplanada, Jardim Europa, Jardim Itália, Lajeado, Palmital, Passo dos Fortes, Queda do Palmital, SAIC, Santa Maria, Santa Paulina, Santo Antônio, Santos Dumont, Seminário e Universitário.
Continua depois da publicidade
Já nesta quarta-feira, o abastecimento de água está direcionado para os bairros Aurora, Autódromo, Desbravador, EFAPI, Engenho Braun, Jardim América, Jardins e Trevo. Para esses bairros o sistema vai operar até às 7h de quinta-feira (18).
Na manhã desta quarta-feira (16), agricultores familiares que são diretamente impactados pela falta de chuva, fizeram um protesto na BR-282 para reivindicar soluções para o problema. A rodovia em direção a Pinhalzinho e São Miguel do Oeste chegou a ser bloqueada pelos manifestantes.
Solução emergencial
De acordo com a Casan, a solução emergencial encontrada para diminuir o problema do desabastecimento no Lajeado São José será captar água do Rio Uruguai, na divisa com o Rio Grande do Sul. Segundo informações veiculadas no Bom Dia SC, cerca de 20 caminhões-pipa devem ser utilizados nessa manobra.
Para os meses futuros, a Casan afirma que será feita a limpeza do Lajeado São José para aumentar a capacidade de reserva de água na barragem de captação do local. A Companhia também afirma que será lançada uma licitação para a nova estação de tratamento de água de Chapecó, que deve ser instalada junto ao Rio Tigre, em Guatambu. A nova ETA deve entrar em operação no início do próximo ano.
Continua depois da publicidade
Previsão de chuva abaixo do ideal
A previsão do tempo para os próximos dias indica possibilidade de chuva para a região, mas, em uma quantidade bem abaixo do ideal para resolver a situação da estiagem. Segundo
Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, nesta quarta e quinta-feira (17), o tempo continuará predominantemente seco, com temperaturas acima dos 35°C e umidade do ar bastante baixa. A previsão indica que pode haver chuva no fim de semana, mas, em baixa quantidade.
— O tempo vai vai voltar a ficar mais úmido na sexta e volta a chover no Oeste. Na sexta, sabado e domingo deve chover entre cinco e 10 milímetros por dia, mas a média ideal é de 200 milímetros para fevereiro — explica Marcelo.
A situação hidrológica dos rios e bacias hidrográficas apresentada no Boletim Hidrometeorológico Integrado, divulgado pelo governo de Santa Catarina, mostra que mais de 10 municípios do Oeste catarinense são considerados em estado crítico (em vermelho no mapa).
Continua depois da publicidade

Ainda segundo o Boletim Hidrometeorológico, a região tem cidades em situação de seca severa, extrema e excepcional.

Leia também
SC mantém alto percentual de internados com Covid em UTIs apesar de queda nos casos ativos
Adolescente de SC pode ter descoberto sete asteroides em programa da Nasa
Tamanduá arteiro invade casa em Gaspar, dá trabalho para os bombeiros, mas acaba capturado