O programa Líderes do Amanhã (LdA) está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai eleger 25 alunos de escolas públicas com objetivo de desenvolver a liderança nos jovens. O objetivo é criar potenciais agentes de mudança para a cidade.
Continua depois da publicidade
Os pré-requisitos para participar da seleção são ter entre 14 e 19 anos, estar cursando o ensino médio ou o 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Florianópolis e ser morador local. É fundamental que o aluno tenha senso crítico e seja capaz de perceber desafios na realidade que o cerca a fim de encontrar melhores maneiras de superar tais desafios.
Os jovens escolhidos irão participar do treinamento ?Liderança para Amanhã? e das fases de concepção, desenvolvimento, planejamento e execução de um Projeto de Ação Comunitária em encontros que acontecerão nos dias 17, 18, 24 e 25 de maio.
As inscrições são gratuitas e deverão acontecer até o dia 12 de maio.
Continua depois da publicidade
O projeto
Com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e Fort Atacadista, a primeira edição do projeto aconteceu em 2013. Em outubro do ano passado, o projeto foi o único do Brasil selecionado pelo Consulado Americano para ser financiado pelo mesmo, o que garantiu mais uma edição em 2014.
O fundador do projeto, Giovani Rocha, tem 22 anos e é formado em Economia pela Ibmec Rio, onde ingressou como bolsista integral via ProUni. Desde os 15 anos trabalha com projeto social e durante a faculdade fez intercâmbio nos Estados Unidos, na Universidade de Arkansas. Giovani também participou, com outros 59 jovens do mundo inteiro, de uma conferência em Londres, promovida e patrocinada pelo Conselho Britânico, onde foi oferecido um treinamento para a elaboração e implantação de um projeto social. O carioca sonha em seguir a carreira acadêmica e trabalhar na área de pesquisa, desenvolvendo o conhecimento.