O Instituto Geral de Perícias (IGP) concluiu nesta segunda-feira que o desabamento de um estande no Centrosul, que deixou seis feridos na última quarta-feira, foi ocasionado pelo peso de um painel de Led de aproximadamente uma tonelada. De acordo com o perito José Augusto Koerich, a estrutura de madeira compensada do estande não estava corretamente presa à parede e cedeu com a pressão do painel.

Continua depois da publicidade

– O painel de Led foi pendurado como se fosse um quadro. Porém, a madeira não tinha algo que a travasse contra a parede do Centrosul. Por conta disso, não foi possível evitar a tendência natural de tombamento do painel – afirma Koerich.

A perícia para constatar as causas do desabamento foi realizada em duas partes. A primeira delas ocorreu ainda na quarta-feira. No dia seguinte, foi requisitada a presença de um perito em engenharia civil, quando Koerich foi acionado.

A parede de madeira que cedeu tinha sete metros de altura, e o painel foi instalado na parte superior do estande. Ainda segundo Koerich, o laudo pericial deve ser enviado para a Polícia Civil em até dez dias

Continua depois da publicidade

Ferido grave

Seis pessoas ficaram feridas após o desabamento do estande, na última quarta-feira, durante o 38º Congresso Brasileiro de Oftalmologia. O caso mais grave é o do médico alagoano Robson Oliveira, que foi atingido na medula, passou por cirurgia e continua internado no Hospital Baía Sul, em Florianópolis.

A estrutura foi montada por uma empresa de São Paulo e estava em uma feira paralela ao evento principal. Esta foi a primeira vez que Florianópolis sediou o congresso de oftalmologia, que reuniu cinco mil pessoas.