Maior aglomeração de Florianópolis, ficando atrás somente da procissão de Nosso Senhor dos Passos, o desfile do Berbigão do Boca também está em suspense por causa da pandemia do novo coronavírus. Em tempos normais e seguindo o calendário carnavalesco, o BeBo deveria sair às ruas em 6 de fevereiro. Mas a Covid-19, que já cancelou os desfiles em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, também impacta nas festas momescas da Capital de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

> Réveillon segue nos planos em Florianópolis e Balneário Camboriú apesar do coronavírus

Em respeito às vítimas e suas famílias – já são 907 os catarinenses mortos até esta segunda-feira (27), – e ainda sem perspectivas concretas acerca de uma vacina que imunize a população contra o coronavírus, a diretoria do Berbigão do Boca trata o assunto com cautela.

– O Berbigão é pura alegria e a gente se sente constrangido em falar em desfile neste momento da pandemia – diz Paulo Abrahan, o Boca, presidente da festa popular que no último 14 de fevereiro arrastou cerca de 100 mil pessoas para o Centro de Florianópolis.

> A semana começa com muitas nuvens em SC; vem frio forte por aí

Continua depois da publicidade

Conforme Boca, a diretoria tem conversado internamente e decidiu aguardar um pouco mais para tratar do assunto com a prefeitura. 

– Entendemos que a preocupação deva ser com a saúde da população, mas é claro que temos sido questionados sobre o assunto e chegará um momento em que será preciso conversar – explica Boca.

> Lojas do Mercado Público de Florianópolis são fechadas após casos de coronavírus

“Ninguém quer virar boneco”

Bem-humorado, Boca lembra que a diretoria do BeBo é toda grupo de risco e que ninguém quer virar boneco: 

– Além da idade, muitos já tiveram que calibrar o coração para que ande no passo certo. Por isso, o momento é de ficar em casa, usar sempre  máscara se tiver que dar uma saída e não esquecer de lavar as mãos – lembra. 

Continua depois da publicidade

Neste ano o Bebo homenageou com novo boneco o Rei Momo Hernani Hulk. Ao todo são 40 alegorias que surgiram com a ideia de eternizar personalidades ligadas ao Carnaval da ilha.

> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em SC