Confira entrevista feita com a Casan. As perguntas foram respondidas pela assessoria de imprensa da companhia
Continua depois da publicidade
O problema da falta de água em Porto Belo e Bombinhas é antigo. Por que a Casan solicitou apenas ontem à SDS a redistribuição da água dividida entre a empresa e a Conasa de Itapema?
A premissa não é verdadeira. O pleito existe pelo menos desde agosto de 2013, quando a Casan reassumiu os serviços de abastecimento de Porto Belo, acumulando com Bombinhas. O que houve ontem foi uma nova tentativa da companhia junto à SDS. Em momentos de estiagem como agora a desproporção na captação de água se agrava.
::: Leia mais notícias sobre Itapema e região
Continua depois da publicidade
O que está causando a falta de água?
A falta de chuvas na região onde está localizada a captação de água e a estação de tratamento está prejudicando o Sistema Integrado de Abastecimento de Porto Belo e Bombinhas. A estiagem provocou a diminuição da vazão no Rio Perequê e também do nível da lagoa de captação criada pela Casan para armazenamento de água. Em decorrência dessa redução, a água captada é mais turva e o tratamento é mais demorado, o que afeta a distribuição. Apesar do inconveniente da cor, a água é potável, de acordo com o superintendente da Região Metropolitana da Casan, Carlos Alberto Coutinho.
Caso a solicitação da Casan não seja atendida pela SDS, pode faltar água em Porto Belo e Bombinhas?
A solicitação com relação à redistribuição da captação não é um assunto ligado especificamente à crise atual de abastecimento. A Casan está fazendo todos os esforços para não faltar água nas duas cidades, e conta também com o auxílio da população para limitar o consumo. A Casan ampliou a capacidade de reservação recentemente com a construção de uma nova lagoa em dezembro passado.
Leia também:
Continua depois da publicidade
::: Barragem improvisada em Itapema gera conflito no abastecimento de toda a Costa Esmeralda
::: Desvio de água no Rio Perequê, em Itapema, levanta suspeita
Por que essa lagoa não ficou pronta antes? Foi reservado nela toda a sua capacidade de água?
A Casan segue um cronograma de obras. Em dezembro de 2013 foram inauguradas obras que ampliaram a capacidade da Estação de Tratamento de Água de Porto Belo de 150 litros por segundo para 220 litros por segundo.
Qual é a capacidade de reservação de água da Casan?
550 metros cúbicos (550 mil litros de água).