Secretários do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) reúnem-se na próxima sexta-feira com o ministro da Agricultura, Jorge Alberto Ribeiro Filho, em Porto Alegre, para tratar do tema da febre aftosa. O encontro ocorre a partir das 8h30min na Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Os secretários da Agricultura João Rodrigues (SC), Luiz Fernando Mainardi (RS), Norberto Ortigara (PR) e Tereza Cristina Costa (MS) devem discutir com o ministro a elaboração de um planejamento estratégico conjunto entre os quatro estados, para a execução de ações que protejam os rebanhos da febre aftosa.
Durante o encontro, Rodrigues também deve solicitar recursos do Ministério para custear as despesas de proteção de Santa Catarina.
Na terça-feira, o governador Raimundo Colombo assinou decreto estabelecendo situação de alerta sanitário preventivo em Santa Catarina. Na quarta, a secretaria de estado da Agricultura e da Pesca assinou portaria que suspende preventivamente o ingresso de produtos ou subprodutos de origem animal e vegetal originários do Paraguai em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Em 2007, Santa Catarina obteve a certificação internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como Estado livre de febre aftosa sem vacinação. O Estado é o único do Brasil a conquistar este status.