O governador Raimundo Colombo assinou nesta terça-feira uma medida que visa barrar os aumentos salariais a servidores públicos estaduais durante o ano de 2016. A medida adotada pelo Grupo Gestor de Governo, que é formado também pelo vice Eduardo Pinho Moreira e o colegiado pleno, passa a valer imediatamente até o mês de dezembro. Os reajustes já acertados ou garantidos por legislação serão mantidos, enquanto os novos pedidos serão barrados. A justificativa do governo é o enfrentamento da crise econômica e a manutenção dos empregos, conforme o governador Raimundo Colombo.
Continua depois da publicidade
E como funciona este grupo gestor?
De acordo com a Secretaria de Estado da Administração, a folha de pagamento do Poder Executivo teve um amento de R$ 4,7 bilhões entre 2011 e 2015, o que representa um acréscimo de 100,94% contra o INPC de 40,57% no mesmo período. O secretário da fazenda Antônio Gavazoni analisa o cenário.
O Governo do Estado deve chamar mais de 1,2 mil profissionais em junho (658 na PM, 420 agentes, 66 delegados e 150 auxiliares criminalísticos), o que gera um impacto de R$ 96 milhões por ano na folha de pagamentos.
Continua depois da publicidade