O governo do Estado autorizou nesta sexta-feira de manhã a obra do último lote do acesso ao Sul da Ilha e ao novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Em entrevista ao Direto da Redação, o secretário de Infraestrutura, Paulo França, diz que a Engeplan terá 10 meses para entregar a via com quatro faixas no trecho entre o trevo do Carianos e o loteamento Santos Dumont:
Continua depois da publicidade
– A obra está contratada na sua plenitude, com a pista dupla, em toda a sua extensão. Priorizamos, no plano de ataque de obras, o lado direito, na ligação bairro-centro, para que se tenha essa extensão toda pronta.
A utilização parcial, com operação de uma faixa em cada sentido, é um plano B, caso o projeto completo não fique pronto até a inauguração do novo terminal de passageiros.
O governador Eduardo Pinho Moreira garantiu que os recursos estão garantidos e que, tecnicamente, o prazo de 10 meses é factível. O único risco é alguma questão judicial.
– Os recursos de financiamento do Banco do Brasil estão depositados. A licitação é que definiu o valor, de pouco mais de R$ 20 milhões, para uma obra de 1,4 quilômetro.
Continua depois da publicidade
E reforçou de que o acesso será entregue com pista dupla:
– Não é uma pista só. Não. Decidiu-se fazer rapidamente para lá, e depois de concluída voltar com a obra. Será duplicada, como a projeção inicial.
Ainda há 180 desapropriações a serem feitas. Os terrenos que ficam mais próximo ao Estádio da Ressacada ainda seguem em negociação.
Os recursos, de R$ 20,3 milhões, estão todos disponíveis, de acordo com o governador Eduardo Pinho Moreira (MDB). A ordem do Estado é para que a obra fique focada inicialmente nas duas pistas do sentido Bairro-Centro, do lado direito. Essa é uma medida paliativa caso o projeto completo não fique pronto até a inauguração do novo terminal.
Ouça a entrevista com Paulo França:
Ouça a reportagem de Mateus Boaventura com o governador Eduardo Pinho Moreira: