O sistema BRT, de ônibus rápido em corredores exclusivos, será implantado em Florianópolis até 2018. A previsão é do secretário de planejamento do Estado, Murilo Flores. Ele projeta que em até três anos será possível implantar corredores centrais na SC-401 até Santo Antônio de Lisboa. A rodovia será transformada em avenida. Flores projeta a construção de 52 quilômetros de corredores de ônibus até 2018, incluindo a Via Expressa, a Beira-Mar Norte e a SC-401, por meio de parceria público-privada. Murilo Flores afirma que as desapropriações encarecem, mas não atrasam a obra. O maior problema será dinamitar trechos de morros.

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– Todo projeto de BRT ligando Palhoça a Biguaçu, ligando a 101, inclusive o futuro contorno, e a 401 e a 405, isso daria algo em torno de 800 milhões. Mas não é isso que vamos fazer agora. Vamos fazer agora em torno de 500 milhões. Parte disso vai ser do setor privado. Vai ser PPP. O Estado vai pagar ao longo de 25 a 30 anos. O BNDES está interessado em financiar não só o Estado, como o setor privado – afirma Flores.

Serão realizadas duas concessões distintas. Uma é a PPP para construção da infraestrutura, que será remunerada pela contraprestação do Estado. Outra é a concessão para exploração da linha de ônibus.

– Quem receber a concessão da linha será remunerado pela contraprestação do Estado e pela tarifa – explica o secretário.

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