Mais do que lições, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas estaduais de Blumenau mostraram que a rede enfrenta problemas. Nos anos iniciais do ensino fundamental, onde a meta média no Estado é de 5.5, a maior parte das escolas conseguiu atingir o objetivo, porém nos anos finais a diferença é maior, pois mesmo com uma meta média mais baixa, de 5.1, apenas uma escola atingiu o índice.
Continua depois da publicidade
>> Escolas municipais de Blumenau dão a receita para crescer no Ideb
A gerente de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Blumenau, Maria Isabel Paes, reconhece que os resultados não foram satisfatórios, mas destaca que o governo está agindo para mudar esta realidade:
– Já temos o Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica, a partir destes resultados vamos buscar onde estão as deficiências e resolvê-las.
Entre as unidades estaduais, a Escola de Ensino Básico Carlos Techentin, no Passo Manso, obteve a menor nota entre as blumenauenses, apenas 3.0 nos anos finais do ensino fundamental. Nos anos iniciais o menor índice foi da Escola de Ensino Fundamental José Vieira Côrte, com 4.8.
Continua depois da publicidade