O governo de Santa Catarina realizou nesta segunda-feira (21) uma reunião com representantes das prefeituras da Grande Florianópolis. O objetivo é discutir a minuta de um acordo entre as cidades e o Estado, para a implantação de um sistema de transporte coletivo integrado em todos os municípios.
Continua depois da publicidade
O encontro foi realizado na Casa Civil e teve a participação do secretário-adjunto da pasta, Matheus Hoffmann. As prefeituras enviaram procuradores e representantes.
Esta foi a segunda vez que o governo se reuniu com os municípios para tratar do tema. Na primeira oportunidade, estiveram presentes os prefeitos de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e São Pedro de Alcântara.
De acordo com a proposta apresentada pelo governo, a gestão dos contratos com as empresas de transporte deverá ficar a cargo da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf). O Estado acredita que assim é possível gerenciar melhor a situação do transporte, bem como realizar pesquisas para a implantação de linhas que reduzam o tempo de viagem entre os municípios.
Os representantes das prefeituras se comprometeram a discutir mais uma vez a questão, na primeira semana de abril. No próximo encontro, eles devem apresentar a redação final da proposta, que será encaminhada à Casa Civil. Em seguida, o projeto deverá passar pelas câmaras de vereadores das cidades que forem participar do consórcio, para que a iniciativa possa ser posta em prática.
Continua depois da publicidade