O governo do Estado decidiu entregar à prefeitura de Itajaí o terreno onde fica o Presídio Regional, conhecido como presídio do Matadouro, no bairro Nossa Senhora das Graças. A unidade será desativada em janeiro, quando a obra de um novo presídio feminino, dentro do Complexo Prisional da Canhanduba, terá sido concluída.
Continua depois da publicidade
A entrega será feita em troca da instalação do sistema de abastecimento de água para o Complexo Prisional. O Serviço Municipal de Água e Saneamento acabou de concluir as obras, que levarão água para todo o bairro da Canhanduba e também para a região do Rio do Meio. O investimento foi de R$ 1,8 milhão. Até então, o abastecimento era arcaico, feito com poços artesianos – o que vinha causando reclamações.
Continua depois da publicidade
:: Leia mais notícias do Litoral Norte em osoldiario.com.br
Até segunda-feira, a Secretaria Municipal de Urbanismo de Itajaí ainda não havia sido comunicada oficialmente sobre a doação, que dependerá da desativação do presídio. A prefeitura já havia solicitado o espaço para construir um centro comunitário em outra oportunidade. Mas o Estado, até então, não demonstrava interesse na troca.
***
A decisão de transferir o espaço para o município é a garantia de que, uma vez transferidos os detentos do Matadouro – a maioria mulheres – a unidade será de fato inutilizada como prisão. A desocupação definitiva é uma bandeira da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) desde 2013.