Começa nesta quarta-feira a 1ª chamada dos professores classificados no processo seletivo de admissão em caráter temporário (ACT), para a escolha de vagas na rede estadual. Em Joinville, o atendimento está sendo feito na Escola Rui Barbosa, anexa à atual sede da Gerência Regional de Educação (Gered).

Continua depois da publicidade

– Faremos a chamada pelo microfone conforme a classificação no processo seletivo-, explica Nélida Alves Hoepers, da Gered.

Na primeira chamada, devem ser contratados cerca de 500 educadores, que poderão atuar nas 65 escolas. Apesar do grande número de pessoas que comparecem, Nélida acredita que a chamada deste ano será mais tranquila que a do ano passado.

– O prédio [da Escola Rui Barbosa] é grande, terá lugar para as pessoas sentarem enquanto aguardam ser chamadas-, diz.

Continua depois da publicidade

No ano passado, Nélida conta que o processo foi desgastante para quem aguardava.

– O pátio onde fizemos era pequeno, estava muito quente-, lembra.

A escolha de vagas ocorrerá de acordo com o cronograma determinado pela diretoria de gestão de pessoas (DIGP) da Secretaria da Educação e conforme a ordem de classificação. O professor pode escolher em qual escola e cidade deseja lecionar, conforme a disponibilidade das vagas.

– Se o classificado fez o processo para a Gered de Joinville, pode escolher entre todas as cidades que a gerência abrange-, explica.

Os classificados precisam apenas levar o documento de RG e CPF.

– Estes dois documentos bastam, pois temos todos os dados arquivados no sistema que utilizaremos na quinta-feira-, garante.

Continua depois da publicidade

As salas serão separadas por disciplinas e tempo de atendimento varia.

– Muitos vêm até aqui sabendo onde querem dar aula, mas há aqueles indecisos, então ajudamos o classificado a escolher o lugar mais vantajoso, como perto de casa, por exemplo-, diz.

Conforme a Secretaria da Educação, a segunda chamada está prevista para acontecer entre os dias 2 e 8 de fevereiro.