Em função de um efeito suspensivo despachado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o transporte público em Joinville não retorna nesta segunda-feira, 13. O Estado de Santa Catarina recorreu da decisão que liberava os ônibus urbanos na cidade, utilizando o argumento de que a proibição "é medida necessária para assegurar a eficácia do isolamento social no combate ao avanço da pandemia de COVID-19".

Continua depois da publicidade

A decisão do desembargador Luiz Zanelato foi divulgada na noite deste domingo. No despacho, ele explica que "não convém, no atual cenário, a liberação das atividades almejadas pelas autoras, notadamente quando a alta concentração e a dinâmica da circulação de pessoas inerente ao transporte público, aliadas à dificuldade de fiscalização e até mesmo de implementação das condições impostas pelo magistrado de primeiro grau na decisão recorrida, além de acelerar a disseminação do vírus, não permitira sequer a adoção de estratégias de rastreamento e monitoração de usuários infectados".

As autoras da ação são as empresas de transporte coletivo de Joinville, que tinham conseguido o retorno da circulação dos ônibus em decisão na primeira instância.