O secretário de infraestrutura do Estado, Carlos Hassler, apresentou nesta quinta-feira os investimentos realizados na Serra Dona Francisca durante o ano e as ações previstas em curto e longo prazo para a SC-418.
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As informações foram divulgadas em reunião realizada na coordenadoria regional Norte do antigo Deinfra em Joinville. Participaram do encontro representantes do Movimento Revitaliza Serra Dona Francisca, do Conseg de Pirabeiraba e outros grupos que cobram melhorias para a rodovia.
O grupo reivindicou obras e ações que garantam mais segurança para a rodovia, que já registrou 11 mortes apenas neste ano. Entre os pedidos, estão a realização de mais roçadas, limpezas de valas, operações de tapa-buracos, a instalação de radar para controle de velocidade, a viabilização de sinal de celular na serra e ainda a revitalização completa do trecho.
O secretário afirmou que, em curto prazo, será instalado um radar para ajudar na redução de velocidade dos motoristas na descida da serra. Por lei, o aparelho não poderá multar os veículos que passem acima da velocidade permitida, mas Hassler acredita que isso já ajudará a conscientizar os motoristas.
Ele confirmou que já há recursos garantidos, porém a instalação não deve acontecer em menos de 90 dias porque é necessário dar andamento à toda a questão burocrática para comprar dos materiais.
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— Tudo isso são medidas para coibir o excesso de velocidade, que tem sido o grande fator para a causa de acidentes, seja pelo desconhecimento do motorista da pista ou por uma desatenção. A serra tem raios de curva muito pequenos e isso torna a estrada perigosa, então o usuário precisa andar com calma — explicou.
Hassler também se comprometeu a conversar com o comando da Polícia Militar em Santa Catarina para tentar aumentar o efetivo de policiais que possam atuar no trecho da Serra Dona Francisca. Isso possibilitaria fortalecer as operações de fiscalização e emitir multas para quem cometer irregularidades no trânsito.
Movimento desanimado com reunião
O membro do Movimento Revitaliza Serra Dona Francisca, Ivandro de Souza, afirmou que não saiu animado da reunião com o secretário de infraestrutura. Apesar de reconhecer que Carlos Hassler tem boa vontade, o empresário disse que será necessário continuar as cobranças e manter a proximidade com o Estado para que seja possível avançar na revitalização da serra.
Segundo Ivandro, o grupo espera que o governo estadual implemente outras ações para reduzir a velocidade dos motoristas no trecho, além da sonorização instalada nesta semana. Um exemplo foi o radar citado pelo secretário durante a reunião. O empresário entende que isso já pode ajudar a conter os motoristas e evitar acidentes.
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— Por vezes, os acidentes fatais acontecem com pessoas que não conhecem a serra, em especial naquela curva do quilômetro 16 (a primeira no sentido a Joinville). Eles vêm em alta velocidade, não esperam encontrar em seguida aquele cotovelo e passam reto — explica.
Em resposta à afirmação do secretário de que a revitalização da Serra Dona Francisca não é uma prioridade do Estado, Ivandro afirmou que ela não pode ser tratada como outras rodovias porque é naturalmente perigosa. Segundo ele, a serra precisa ter uma atenção diferenciada.
— Mesmo que tenha outras rodovias estaduais em piores condições de asfalto, a Serra Dona Francisca gera muitos acidentes fatais. Isso não ocorre em outras regiões do Estado. Mesmo em situação de excelência, a serra é perigosa por causa das condições climáticas, como chuva, neblina e serração.