Palco da abertura e da final da Copa, o Estádio Soccer City receberá a primeira partida de futebol no dia 24 de março – os operários que trabalharam na obra jogarão no campo, com capacidade para cerca de 90 mil torcedores. Nesse dia, no entanto, o estádio, localizado no subúrbio de Soweto, será aberto para no máximo 20 mil pessoas.

Continua depois da publicidade

Outros eventos ocorrerão no Soccer City antes do Mundial, provavelmente em maio. Um deles deve ser a final da Copa da África do Sul. O formato do estádio imita a cerâmica típica da região.

– Ele simboliza as pessoas que vêm junto, um caldeirão de culturas, compartilhando e passando ao redor da cabaça (utensílio) – destacou Bob Van Bebber, arquiteto idealizador do projeto.

– O Soccer City é uma maravilha de concepção e construção e todos os que veem o estádio dizem que está entre os melhores do mundo. O Green Point deve ter a configuração mais pitoresca de qualquer lugar e o Moses Mabhida, de Durban, com o seu magnífico arco e teleférico, transformou a paisagem da cidade para sempre – observou Danny Jordaan, presidente do Comitê Organizador da Copa.

O “Cidade do Futebol” foi o último a ter as obras concluídas. Os outros nove estádios estão prontos, faltando apenas pequenos detalhes. O Ellis Park recebeu gramado novo, assim como o Mbombela. O estádio de Nelspruit ganhou o tapete verde recentemente e contou com assessoria da Fifa para a escolha do tipo adequado de grama.

Continua depois da publicidade

– Estará pronto para jogo em seis semanas e vamos esperar até a primeira semana de maio para fazermos o primeiro grande evento de teste no estádio – declarou Differ Mogale, coordenador da municipalidade de Mbombela.

Ellis Park, Royal Bafokeng, Free State e Loftus Versfeld foram usados na Copa das Confederações de 2009. Green Point, Peter Mokaba, Nelson Mandela Bay e Moses Mabhida já receberam eventos locais, tanto de rúgbi como de futebol. O Soccer City sedia o primeiro jogo em 24 de março e o Mbombela, de gramado novo, será inaugurado em maio.