O Vasco da Gama está finalizando o projeto de reforma do seu estádio, São Januário, com a previsão de iniciar a obra no final do Brasileirão. Apesar de inicialmente haver dois projetos em competição, um desenvolvido por um grupo de torcedores e outro pela administração do clube, o projeto do arquiteto Sérgio Dias foi o escolhido.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

A reforma incluirá um aumento da capacidade do estádio, mas manterá características originais, com mudanças sutis. O Vasco também está analisando arenas em outros clubes do Brasil para incorporar ideias e melhorar o projeto.

A reforma está em fase final de aprovação e, caso os recursos sejam obtidos, a obra deve começar no final do ano, com previsão de término em 2027, ano do centenário do estádio.

Continua depois da publicidade

Veja imagens do projeto “Nosso São Januário”

O que é o Projeto “Nosso São Januário”

O projeto “Nosso São Januário” é um plano alternativo para a reforma do estádio do Vasco, desenvolvido por um grupo de torcedores. O presidente do Vasco, Pedrinho, apoiou este projeto durante sua campanha eleitoral.

O grupo de torcedores chegou a apresentar o plano à Crefisa, uma empresa que estava interessada em adquirir os direitos de nomeação do estádio. Após a eleição de Pedrinho, o projeto foi apresentado ao clube, mas acabou perdendo força em favor do projeto desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Dias.

A diretoria do Vasco justificou a escolha do projeto de Sérgio Dias, afirmando que este já estava mais avançado e que era necessário ouvir todas as partes para tomar a melhor decisão para o clube.

Continua depois da publicidade

Apesar de não ter sido completamente descartado, a maioria das ideias do “Nosso São Januário” não foram incorporadas ao projeto final. A diretoria afirmou que não seria possível fazer um “Frankenstein” dos dois projetos.

Reforma do estádio do Vasco deve ter poucas mudanças

Entre as sugestões do “Nosso São Januário” que não foram incluídas no projeto final estão a criação de uma área popular atrás de um dos gols, praças no entorno do estádio e um setor único atrás do gol da curva da Barreira, sem cadeiras ou camarotes.

Confira fotos do projeto de como deve ficar São Januário após a reforma

O grupo de torcedores também critica o design das torres que serão construídas ao lado da fachada principal do estádio, argumentando que o estilo corporativo das torres não combina com a história do clube.

Continua depois da publicidade

A diretoria do Vasco defende a inclusão das torres no projeto, argumentando que elas gerarão receitas significativas para o clube, abrigando museus, restaurantes e a parte administrativa do Vasco. O arquiteto Sérgio Dias afirma que o projeto aprovado é o mesmo que foi apresentado nas audiências públicas e divulgado na imprensa, tendo apenas alguns detalhes operacionais ajustados.

Leia também

Pep Guardiola elege melhor jogador de futebol da história

FOTOS: Time da Premier League reforma CT após investimento “multimilionário”

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC