As atrasadas obras de mobilidade urbana na capital cearense contrastam com a rapidez com que foi terminado o novo Castelão, inaugurado em dezembro passado, quatro meses antes da data de entrega prevista.

Continua depois da publicidade

Durante uma entrevista coletiva antes dos primeiros jogos, disputados em janeiro, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, chegou a dar um puxão de orelhas nos organizadores cearenses, dizendo que o acesso ao estádio havia sido fácil porque o dirigente usou batedores.

O cenário ao redor do Castelão não mudou muito desde então. Em três meses no comando da administração municipal, o prefeito Roberto Cláudio (PSB) tem intensificado os serviços nos arredores do estádio colocando frentes de trabalhos em período integral para a conclusão de um túnel, que passará em frente ao Castelão, e da ampliação da Avenida Alberto Craveiro, principal via de acesso. De acordo com o novo prefeito, a intenção é a de que as obras do entorno fiquem prontas no próximo dia 15 de junho – a apenas quatro dias do jogo entre Brasil e México, que será realizado em Fortaleza.

– Nós recebemos essa obra com menos de 3% realizada e encerraremos essa semana com 40% já concluída. Temos pela frente 90 dias e a nossa tarefa é entregá-la pronta para a Copa das Confederações. Poderíamos estar bem mais avançados, mas tenham certeza de que estamos matando dois leões por dia para tocarmos os trabalhos – disse Roberto Cláudio, durante a realização de um seminário de operacionalidade para a Copa das Confederações.

As obras voltadas para a Copa em outros pontos da cidade também encontram-se em lento processo de execução. As únicas obras que estavam com prazos de entrega previstos para a Copa das Confederações eram as em torno do Castelão, diz o prefeito.

Continua depois da publicidade

– Os projetos que incluem a construção de três túneis na Via expressa e o elevado entre as avenidas Raul Barbosa com Murilo Borges estão mantidos e iremos realizá-las até o final de maio de 2014, prazo previsto pela matriz de responsabilidade -acrescentou Cláudio.

Novos testes

Desde a sua reabertura para jogos, o Castelão já sediou quatro partidas. Neste domingo (17 de março), estão previstos dois jogos – entre eles, o Clássico-Rei, entre Ceará e Fortaleza, válido pelo Campeonato Cearense. De acordo com o titular da Secretaria Especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa, cada partida que é realizada na praça esportiva serve de teste para realizar os últimos ajustes antes da Copa das Confederações.

– Todos esses eventos que a gente tem realizado na Arena Castelão tem servido como testes para as melhorias nos serviços – disse Feitosa.

Em paralelo, a empresa que administra a Arena Castelão já firmou um contrato de exclusividade para que o Ferroviário possa mandar os seus jogos no novo estádio. As negociações também seguem com as diretorias de Fortaleza e Ceará, mas entraves relacionados a valores financeiros ainda dificultam um acordo.

Continua depois da publicidade

RAIO-X

Fortaleza

Estádio Castelão (R$ 518,6 milhões)

Conclusão: 100%

Investimentos na cidade: R$ 1,579 bilhão

Problemas: Obras de mobilidade urbana que incluem três túneis e um viaduto vão ficar prontas apenas em 2014.