Em operação efetivamente desde a última sexta-feira no Centro de Joinville, o próximo avanço do novo sistema gratuito do estacionamento rotativo deve ser um aplicativo para os motoristas. O objetivo do Departamento de Trânsito (Detrans) é facilitar a busca dos joinvilenses pelas vagas disponíveis nas 17 ruas onde existe o sistema.

Continua depois da publicidade

O aplicativo vai permitir que os motoristas possam ter acesso a uma espécie de mapa do sistema para saber onde estão as vagas e quais estão livres no momento. Algo semelhante ao sistema operado pelos agentes de trânsito que fazem a fiscalização nas ruas. No entanto, o presidente do Detrans, Bráulio Barbosa, afirma que ainda não há uma data definida para que a ferramenta esteja disponível.

— O grande problema agora é a capacidade de datacenter (armazenamento de dados) porque isso vai ser algo muito denso, com muita gente usando. Nós já estamos estudando isso. O aplicativo não é difícil de criar porque o pessoal já tem tudo na cabeça de como fazer — explica.

Outra possibilidade de avanço no modelo é a ampliação das vagas do estacionamento. Na cerimônia de assinatura do decreto que criou o novo sistema na cidade, o prefeito Udo Döhler afirmou que a expectativa do município é de aumentar o número de vagas ao longo do tempo, chegando aos 1,6 mil espaços que haviam antes da suspensão do antigo modelo, em 2013.

O decreto prevê 905 vagas distribuídas em 21 ruas. Porém, em um primeiro momento haverá a oferta de 764 espaços para estacionar, já que os demais estão localizados em quatro ruas por onde passam as obras de macrodrenagem do rio Mathias. Essas vagas serão ativadas apenas depois das obras serem concluídas.

Continua depois da publicidade

Confira para onde o estacionamento pode ser ampliado: