O estacionamento rotativo de Joinville voltará maior em 2017. Pelo decreto de regulamentação publicado ontem pelo Detrans, a primeira fase do sistema vai oferecer 2,1 mil vagas. Em um segundo momento, serão outras 1,1 mil. Assim que o rotativo entrar em operação plena, serão 3.276 vagas.
Continua depois da publicidade
Nessa lista, há também os espaços para carga e descarga, idosos e deficientes, bicicletas, entre outras situações, incluindo os setores sem cobrança. A data da retomada ainda é incerta. Em novembro, será realizada audiência pública.
O passo seguinte é enviar toda a documentação da licitação para análise prévia do Tribunal de Contas do Estado. Somente após o sinal verde do TCE será realizada a concorrência. Em uma estimativa otimista, a cobrança pode reiniciar ainda no primeiro semestre de 2017. Quando o rotativo foi suspenso, em 2013, eram em torno de 1,7 mil vagas disponíveis.
Os primeiros setores a serem implantados serão no miolo da área central, com mais de cem vagas, cada, nas ruas do Príncipe, Marechal Deodoro e Felipe Schmidt. Outras dezenas de vias serão contempladas nesse lote. Na segunda etapa, será a vez da Beira- rio, Plácido Olímpio, Conselheiro Arp, Ministro Calógeras, Orestes Guimarães, entre outras.
Continua depois da publicidade