O estacionamento rotativo (Zona Azul) começou a funcionar nesta segunda-feira (24), em Biguaçu. O sistema vai operar de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h, com o custo de R$ 2,00 a hora. São 700 vagas para carros em ruas no entorno da Praça Nereu Ramos, centro da cidade.

Continua depois da publicidade

O pagamento pode ser feito com os monitores ou em estabelecimentos credenciados através de dinheiro ou cartão de débito. Além dos meios digitais: pelo site zonaazulrapida.com.br e no aplicativo ZAR Digital. É necessário informar apenas a placa do carro. Não há número na vaga nem parquímetros. O veículo pode ficar no máximo duas horas. Dúvidas podem ser tiradas também no 0800 755 5001.

Nas placas que sinalizam a zona azul, o modelo é identificado como estacionamento solidário. Isso porque 10% da arrecadação bruta mensal será repassada à Apae do município.

De acordo com Roberto Cantoni, gestor de implantação da IT2B (empresa que gerencia a Zona Azul), além dessas 700 vagas o estacionamento rotativo pode crescer. "Conforme a demanda for surgindo para ampliação, nossos especialistas analisam. Se possível, vai ampliar sim."

Os comerciantes Billy Nass (58) e Jaydimar Marcon (47) concordam com a novidade. "Melhora bastante para o comércio, porque os carros ficavam o dia todo na frente das lojas e ocupavam o lugar dos clientes", disse Billy. Já Jaydimar ficou surpreso ao encontrar uma vaga. "Até estranhei quando cheguei e vi vagas sobrando. Existia um hábito de que o próprio funcionário ou dono do lugar tirassem o espaço do cliente", falou.

Continua depois da publicidade

Das 700 vagas disponíveis, 35 são para idosos e 14 para pessoas com necessidades especiais. Caso do aposentado Fidêncio Adir Borba (47), que tem limitação para caminhar. "Acho importante, porque antes era muito difícil encontrar uma vaga para estacionar", disse.

A operação e fiscalização do sistema é feita por seis monitores. O estudante João Marcos (21) achou que o aplicativo usado em Florianópolis era o mesmo de Biguaçu. Resultado: foi advertido e teve que pagar R$ 2,00 para "limpar" a placa do carro, que estava devendo uma hora no sistema.

O estacionamento rotativo funciona na Av. Francisco Roberto da Silva e nas ruas Plácido de Castro, João Amorin Lisboa, Cel. Emídio Amorim, João Marcondes de Matos, Nereu Ramos, Pedro José de Azevedo, Salim Antonio Kaier, Tabita Schilickmann Locks, Avanir Freiberger, Marechal Teodoro, Santos Dumont, São José, Getúlio Vargas, Bento dos Santos, Francisco Petry, Francisco Wolinger, Frederico Bun, João Pessoa, Vereador Emídio Amorim Veríssimo, Barão do Rio Branco, Firmino Bernardino, Hermógenes Prezeres, Justino Adalberto Leal, Paulo Souza, Cel. Teixeira de Oliveira, João Born, Pref. Leopoldo Freiberger e Sete de Setembro.