O sistema de videomonitoramento do trânsito de Lages, na Serra de Santa Catarina, registrou 1.774 infrações (e consequentemente, multas ao motoristas) em um intervalo de seis meses, entre 13 de março e esta quarta-feira (13). O levantamento, divulgado pela Diretoria de Trânsito (Diretran) do município, revela que a grande maioria dessas notificações, exatas 1.242, foram para motoristas que deixaram o veículo estacionado em vagas de carga e descarga.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
As outras 532 multas geradas no período decorrem do não uso do cinto de segurança, utilização (ou manuseio) do celular ao volante e outras infrações pela desatenção ou indiferença às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como avanço do sinal vermelho e excesso de velocidade.
As imagens captadas pelo sistema de monitoramento são acompanhadas em tempo real na central da Diretran e na Secretaria da Segurança Pública (SSP), além de armazenadas para uso da Polícia Militar.
Sistema de “câmeras de multas”
Instalado em Lages justamente em 13 de março, o sistema possui 187 câmeras posicionadas em pontos estratégicos nas ruas e avenidas do município, especialmente na região central e em locais de grande circulação. O objetivo da medida é aumentar o gerenciamento do tráfego e torná-lo mais seguro.
Continua depois da publicidade
O que são os curiosos carros que circulam com câmeras por Blumenau
Além das placas identificando e monitorando cruzamentos de vias, há um veículo em movimento e com câmeras acopladas que flagram as irregularidades.
Leia também
Quais cidades de SC têm mais infrações de trânsito em 2023
Florianópolis será um “grande BBB” com 2 mil câmeras de monitoramento
Motoristas acumulam mais de R$ 20 mil em multas no 1° mês da nova Área Azul em Blumenau