A guarita abandonada foi pintada de vermelho e três mulheres, usando camisetas na mesma cor, começaram a cobrar pelo estacionamento da praia da Joaquina, leste da Ilha, em Florianópolis, de maneira irregular. Até abril deste ano, o espaço era administrado pela Comcap. No entanto, com uma mudança pela qual a companhia passou, o estacionamento deixou a ser gerido por ela e passou a ser gratuito. Desde então, a guarita estava vazia e, agora, a prefeitura estudava maneiras de fazer com que uma empresa privada passasse a administrar o local, cobrar pelo estacionamento e garantir segurança de quem deixa seus carros ali.
Continua depois da publicidade
No entanto, enquanto a situação não se resolve, houve quem viu no estacionamento vazio uma oportunidade de fazer dinheiro — de maneira irregular, afirma a prefeitura.
No início da tarde desta quinta-feira, a reportagem flagrou três mulheres ocupando a guarita e cobrando de motoristas que entravam no local. O valor da diária é de R$ 10 “até o dia 1° de dezembro”, informou uma delas. Depois, segundo a mulher, o valor aumentaria. Questionada, ela ainda afirmou que, a partir desta quinta, uma “empresa privada” era responsável pelo local, por isso a cobrança.
A prefeitura de Florianópolis, através da assessoria de imprensa, afirma que a exploração do estacionamento da maneira como foi flagrada é irregular. Na tarde desta quinta, uma equipe da Guarda Municipal foi até o local e falou com as mulheres, que disseram que eram contratadas por uma empresa para fazer o serviço. De acordo com a assessoria, a Secretaria de Transportes está tentando identificar a empresa para tomar providências. As mulheres foram orientadas a deixar o local.
Continua depois da publicidade