As inscrições rupestres na antiga Ilha João da Cunha atestam a presença dos antigos habitantes, um misterioso povo do neolítico, os Jês. É possível que tenham sido exterminados na luta pela sobrevivência, pelos carijós, guerreiros da nação tupi-guarani. Os Jês deixaram marcas de sua passagem e vida nos vários sambaquis espalhados pelo município.

Continua depois da publicidade

Porto Belo ou Enseada das Garoupas, seu antigo nome, foi descrito em várias cartas dos navegadores ao longo dos séculos, por conta de suas características geográficas e rara beleza cênica.

A vinda dos casais de açorianos só ocorreria no século 18. Desde o começo, dificuldades à parte, viver em Porto Belo deixava nas pessoas uma sensação única, algo como um feitiço.

Não sem razão, existe a lenda de que quem toma a água da carioca (fonte localizada no centro do município e estranhamente abandonada), jamais sai de Porto Belo. Numa interpretação mais elástica, pode-se dizer que você pode sair de Porto Belo, mas este paraíso jamais sairá de você.

Viver nesta cidade é uma experiência única e interessante. De uma coisa o porto-belense tem certeza: é difícil viver longe de Porto Belo.

Continua depois da publicidade

Evaldo José Guerreiro Filho

prefeito

– Viver aqui é viver num dos lugares mais bonitos do mundo.

SAIBA MAIS

População: 16.896 habitantes

Localização: Vale do Itajaí, a 65 km de

Florianópolis

Área: 95,84 quilômetros quadrados

Emancipação: 1/9/1925

Características: cidade é um dos principais destinos de cruzeiros marítimos

Atrativos: praias e turismo ecológico

Particularidades: é a única cidade do Brasil com terminal remoto de passageiros

Curiosidades: a praia do Caixa d?Aço já ganhou projeção mundial depois que o sertanejo Michel Teló gravou o clipe da versão inglesa Ai se eu te pego