Na madrugada deste domingo, 6 de agosto, a central de comando de motores da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro São Luis, em Jaraguá do Sul, pegou fogo. De acordo com o coordenador da ETE, Cleber Fernandes de Oliveira, uma pane elétrica ocasionou o incêndio, que foi contido pelo Corpo de Bombeiros durante a madrugada.
Continua depois da publicidade
Ele explicou que, com o ocorrido, a estação deve ficar sem operação total por tempo ainda indeterminado.
— Já fizemos contato com o engenheiro da empresa que forneceu o sistema para o Samae. Ele esteve na ETE São Luis e, acompanhado de nossos técnicos, tentarão colocar a estação em operação de forma parcial até o fim do dia — ressaltou.
O tempo para religação total do sistema da ETE está sendo avaliado. Ainda de acordo com Cléber, o esgoto continuará sendo afastado, porém o tratamento fica prejudicado.
— A única forma de tratar esse esgoto é ligando a estação — afirmou — Os prejuízos devem passar dos R$ 500 mil. Verificarão com fornecedores para agilizar os equipamentos.
Continua depois da publicidade
As causas ainda são desconhecidas. Os profissionais do Samae farão um diagnóstico para descobrir o motivo da pane elétrica. O Diretor presidente do Samae de Jaraguá do Sul Ademir Izidoro disse que o Ministério Público e os órgãos competente estão sendo comunicados do ocorrido.
— Estamos trabalhando desde a madrugada para recolocar a Estação em funcionamento e assim garantir o tratamento do Esgoto — garantiu.