Dois dos mais populosos bairros de Florianópolis, Ingleses e Santinho, terão tratamento de esgoto, que vai beneficiar cerca de 42 mil moradores. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dos Ingleses foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (27), um investimento de mais de R$ 132 milhões.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Com esta nova estrutura, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) aumenta em 5% a cobertura de esgoto na Capital. A obra contribui para um compromisso no Estado, de garantir 50% de esgotamento sanitário até 2026. Em 2021, o Estado possuía 27,7% de cobertura de esgoto, segundo dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento do Ministério das Cidades.

Do total de esgoto tratado pela ETE, 63% beneficiarão a região dos Ingleses, e 37% do Santinho. São 68,6 km de rede coletora, o que atende tanto às áreas do centro de Ingleses quanto da praia do Santinho.

Os milhões investidos no projeto vêm de recursos de uma parceria entre a Casan e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Continua depois da publicidade

Esgoto terá tratamento terciário

A ETE dos Ingleses terá um tratamento terciário, uma maneira de tratar os efluentes removendo poluentes que não seriam removidos nas etapas normais do processo. Dessa forma, depois de tratado, o efluente deve ter 98% de pureza. Serão 105 litros de água tratada por segundo. Depois, o efluente é devolvido ao Rio Capivari.

Lançamento de esgoto em dunas de Florianópolis causa soterramento e danos à restinga

— Agora os moradores também devem fazer a sua parte, pois é inaceitável o crime da ligação irregular de esgoto. Se as ligações forem feitas da forma correta na rede local, Florianópolis não mais terá sua imagem desgastada e seguirá sendo um dos principais destinos turísticos do país — destaca o diretor-presidente da Casan, Edson Moritz.

Veja fotos da nova ETE

Como e quando se conectar à rede de esgoto

Mesmo com a ETE inaugurada, os moradores devem aguardar para se conectar ao sistema. Isso só pode ser feito com autorização da Casan, já que nem todas as ruas beneficiadas nesta etapa entrarão em operação de forma imediata. A ligação antes da autorização da companhia pode fazer com que o esgoto volte para as casas, ou vaze nas ruas.

Continua depois da publicidade

Metade das cidades de SC não têm serviço de esgoto nem ações para universalização

A liberação será feita por meio de aviso na fatura de água. Para mais informações, o usuário também pode ligar para o número de serviço 115 ou para o 0800 643 0195.

Encanadores, pedreiros, instaladores hidráulicos e outros trabalhadores interessados podem fazer um curso gratuito, para prestar o serviço de ligação dos imóveis à nova rede de esgotamento sanitário. A próxima turma será no dia 6 de dezembro.

Os profissionais que participarem terão seu contato disponibilizado no site da Casan para que os moradores possam solicitar orçamentos. As inscrições serão feitas pelo telefone (48) 3221-5747, entre 8h e 17h, de segunda à sexta-feira.

Leia mais

Cidades de SC sem serviço de esgoto são destaque do podcast SC em 5 minutos

Pacto pelo Saneamento em Florianópolis é aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores

SC perde mais de 3 de cada 10 litros de água que produz