A Casan abriu os envelopes de preços no processo de licitação para ampliar a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Insular, localizada na entrada da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. Segundo a companhia, trata-se da maior obra de saneamento em SC.
Continua depois da publicidade
> Os impactos do novo Marco Legal do Saneamento em Santa Catarina
O menor valor apresentado pelas construtoras concorrentes, de cerca de R$ 145,5 milhões, vai para análise técnica. Em seguida, a proposta será enviada para um parecer da Jica, a Agência de Cooperação Internacional do Japão, que financia os recursos.
Atualmente, a ETE Insular atende cinco bairros de Florianópolis − Centro, Trindade, Agronômica, Saco dos Limões e Costeira. Com a ampliação, a unidade vai passar a beneficiar 12 bairros ao todo, passando de 150 mil para 225 mil moradores atendidos.
− Será possível receber toda a rede assentada, mas que ainda não está em operação, no Itacorubi, uma parte do Parque São Jorge, Jardim Anchieta e Pantanal, como também algumas áreas do José Mendes e o “pé” do Morro da Lagoa − diz o engenheiro Guilherme Campos, gerente de Politicas Operacionais da Casan.
Continua depois da publicidade
Na modernização dos processos de tratamento, além da retirada de matéria orgânica, também serão removidos os chamados “nutrientes” do esgoto sanitário − nitrogênio e fósforo. O prazo para conclusão da obra é de dois anos e meio.
Companhia relata poucos estragos com o ciclone
Segundo o engenheiro, o principal problema com o ciclone foi o desabastecimento causado pela falta de energia elétrica. O relato foi de pequenos danos materiais em agências, e um reservatório em Seara, no Oeste de SC, que teve perda total.
Assim como a Celesc, o atendimento da Casan pelo call center chegou a ficar interrompido devido ao rompimento do cabo de fibra ótica. O estado ainda sofre dificuldades com a estiagem, com volume de chuvas abaixo do normal desde maio/junho de 2019.
> Cidades atingidas por ciclone em SC terão linha direta com Defesa Civil nacional
> “Não vai faltar recurso”, diz senador sobre visita de Bolsonaro a SC após ciclone bomba
Continua depois da publicidade
Ouça a entrevista completa para a CBN Diário: