As atividades das fábricas de chocolate e lojas especializadas da região Norte trabalham em ritmo intenso desde o início do ano para reforçar os estoques e conquistar mais clientes para esta Páscoa.
Continua depois da publicidade
A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) estima crescimento de vendas de até 5% em relação ao mesmo período de 2012. Em Joinville, os estabelecimentos projetam até 20% de aumento nos resultados.
Os profissionais do setor apontam três aspectos que podem conter o impulso do consumidor: a data, que, neste ano, cai no último dia de março, quando muitos clientes ainda não receberam o salário; as altas temperaturas; e a elevação de preço de alguns ingredientes, como o açúcar.
– Vamos tentar frear o aumento para o cliente -, diz a proprietária da Divino Sabor, Janaína Rodrigues Manteuffel.
Continua depois da publicidade
A favor, contam a boa resposta do consumidor para datas especiais e a expectativa mais favorável para a economia.
Alguns estabelecimentos já estão com a equipe completa e outros têm vagas disponíveis. A Divino Sabor abriu quatro vagas para produção e vendas. Na Chocante, são oito oportunidades temporárias para vendedor, repositor, caixa e outras funções internas. A seleção começou em dezembro de 2012.
– A Páscoa é nosso Natal -, diz a gerente Alessandra Marcelino.
Para atrair clientes, as lojas capricham na criatividade.
– Estamos apostando no ovo de quatro metades, com quatro sabores diferentes -, diz a gerente da Doce Beijo, Rafaela Hass.
Continua depois da publicidade
Luiz Gustavo Brandt, gerente da Brandt Chocolates, conta que a empresa vai investir em produtos elaborados com o novo chocolate belga.
Chances para garantir uma renda extra
Não é todo mundo que compra chocolates na Páscoa. Algumas pessoas fabricam o próprio ovo de chocolate ou trufas para presentear amigos e parentes. A atividade ainda é uma chance de garantir uma renda extra nesse período.
A movimentação já começou nas casas que vendem os ingredientes para confecção dos chocolates. De olho nesse público, a partir de 10 de março, a Chocante terá uma professora no período da tarde ministrando cursos de confecção de chocolate caseiro.
Continua depois da publicidade
Os supermercados também não perderam tempo. Antes mesmo do início do Carnaval, as parreiras começaram a ser instaladas já há ovos disponíveis para quem é prevenido e não quer deixar para a última hora.
De acordo com o gerente da loja do Giassi, Paulo Roberto Scheidt, a expectativa é aumentar as vendas entre 10% e 15% neste ano. O Walmart Brasil, que em Joinville administra as marcas Big, Maxxi e TodoDia, aposta nas vendas de produtos com marca própria e espera crescimento de 30% em relação a 2012.
Conforme o diretor Antônio Sá, o valor do produto para o consumidor torna-se mais baixo porque não há necessidade de realizar mídia, como ocorre com as marcas tradicionais no mercado.
Continua depois da publicidade