Desde as 9 horas desta sexta-feira já está disponível para consulta o lote multiexercício residual de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. Além da restituição do IRPF de anos anteriores, o lote compreende restituições de declarações que não chegaram a cair em malha no ano passado, mas cujo pagamento foi adiado pelo governo.

Continua depois da publicidade

Governo encaminha PEC da CPMF ao Congresso

No dia 15 de janeiro, 207.573 contribuintes terão os valores depositados nas contas correntes. O montante somará R$ 450 milhões. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet _ receita.fazenda.gov.br _ ou ligar para o Receitafone 146.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificados pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Continua depois da publicidade

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.